Outro

Condução eficiente e defensiva para reduzir sinistralidade nas estradas
03-04-2019
Condução eficiente e defensiva para reduzir sinistralidade nas estradas

As novas tecnologias e os sistemas inteligentes devem-se constituir como aliados na redução da sinistralidade rodoviária. No entanto, a capacidade de atenção e prevenção de cada condutor não deve ser equiparada ou substituída pelos avanços tecnológicos. Uma condução responsável, ecológica e eficiente é o caminho a seguir para uma mobilidade do futuro com reduzia sinistralidade nas estradas. 

É esta a ideia que o ISEP quer promover junto dos estudantes através do seminário “Efficient and Safe Mobility by ISEP”, marcado para 11 de abril, no Auditório Magno do ISEP. Esta ação vai traçar o panorama dos acidentes nas estradas portuguesas e refletir sobre o poder e a influência do digital na condução, confirmando a importância da adoção de práticas ecológicas para uma maior segurança.

O programa pode ser consultado aqui.

Este seminário surgiu da participação de Luís Miranda Torres, docente do Departamento de Engenharia Mecânica, nas últimas edições da conferência “Dia Europeu sem Mortos na Estrada” que tem reunido esforços para a mudança de comportamentos a fim de reduzir as mortes na estrada. 

“A segurança nas estradas é da responsabilidade de todos. Se praticarmos uma condução defensiva e eficiente, vamos contribuir para uma diminuição de acidentes. É esta a mensagem que queremos transmitir. É urgente alterar e reverter as estatísticas e os jovens devem e têm que ser os principais agentes de mudança”, explica Luís Miranda Torres.

Novas tecnologias e condução ecológica 

O primeiro painel será dedicado à partilha de estatísticas e soluções para inverter o número de acidentes, focando a problemática do manuseamento dos telemóveis e outros dispositivos. A preocupação ambiental será também um dos principais temas a abordar. “Quando praticamos uma condução suave e ecológica vamos reduzir os riscos de acidente e, ainda, poupar energia e combustível. Se juntarmos preocupações defensivas, como ter atenção na estrada, ter capacidade de antecipar perigos, estamos a praticar uma condução segura. Segurança e ambiente estão interligados!”, acrescenta o docente.

O seminário termina com uma vertente mais prática. O segundo painel vai abordar a condução segura e eficiente através da demonstração em simulador dos perigos ao volante com Nuno Batista, consagrado piloto de automóveis, campeão em Portugal e em Espanha na categoria de GT. Nuno vai mostrar que, mesmo com a sua experiência, os dispositivos móveis são um grande fator de distração.

A envolvência é a palavra-chave de toda esta ação: “Queremos envolver os estudantes, dar-lhes a importância que têm na comunidade ISEP, na sociedade e nas suas famílias para que estas lições ultrapassam o auditório. O principal objetivo é dotá-los de ferramentas para que sejam ativos e possam educar outras pessoas a adotar uma atitude mais responsável nas estradas”.