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Projeto visa dar resposta às metas de redução de emissões de CO2 no setor automóvel
16-05-2018

Paulo Gonçalves, recém-mestre em Engenharia Mecânica – ramo de Construções Mecânicas pelo ISEP, participou no desenvolvimento de um braço de suspensão de um automóvel elétrico em material compósito, no âmbito do seu projeto final de curso, avaliado em 19 valores, correspondente ao ano letivo 2016/2017.

No mundo atual, o veículo automóvel é o meio de transporte mais utilizado. No entanto, com esta crescente utilização, encontra-se também associado o aumento do impacto ambiental com as emissões de CO2. Para mitigar estas emissões, os fabricantes recorreram ao uso de materiais mais leves, mas capazes de fornecer o mesmo tipo de resposta que o material convencional, o aço. Isto porque, no limite, uma redução de 50% do peso num veículo pode traduzir-se numa redução de 40% no consumo dos combustíveis e, por consequente, nas emissões de CO2.

Este trabalho surgiu, assim, da necessidade de se encontrar respostas para o setor automóvel, com o objetivo de se atingir as metas de redução de emissões de gases de CO2, cerca de 95g CO2/km até 2020, impostas pela Comissão da União Europeia. “Estas metas tratam-se dos valores limite de quantidade de emissões de gases CO2, que é aceitável a um veículo automóvel por quilómetro. Por outras palavras, por quilómetro só será permitido um carro emitir 95g de CO2”, explica Paulo Gonçalves.

Para além disso, incorpora-se numa das soluções para alcançar o valor limite, mencionado acima, que trata da redução de peso do veículo automóvel total.

“Os objetivos desta dissertação incidem no desenvolvimento de um braço de suspensão de um automóvel em material compósito para substituição do braço de suspensão original, cujo material se trata de aço. A solução proposta deveria apresentar uma redução na massa total igual ou superior a 40 por cento da versão original sem exceder o dobro dos custos de produção do mesmo. Os propósitos delineados foram alcançados e cumpridos”, explica Paulo Gonçalves.

Este trabalho foi realizado em parceria com o INEGI e consistiu no desenvolvimento de uma nova solução de braço de suspensão em material compósito de um veículo elétrico, de forma a conseguir uma redução significativa de peso. A utilização de técnicas de fabrico inovadoras, aliadas ao uso de ferramentas de projeto com o Método de Elementos Finitos, permitiu chegar a um componente com caraterísticas melhoradas, o que permitirá a construção de veículos mais leves, eficientes e com maior autonomia energética”, comenta Raúl Campilho, docente do ISEP e orientador do projeto.

A tese foi realizada no âmbito de um dos projetos em curso no INEGI (instituição de acolhimento), o LaTCh II (Lightweight Thermoplastic Composites II), que conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT na vertente de Co-promoção (Consórcio: Moliporex, Cadflow, MCG e INEGI).

Com o Mestrado em Engenharia Mecânica, o ISEP oferece uma especialização multifacetada que permite aos estudantes aprofundar conhecimentos em uma de quatro diferentes vertentes da Engenharia Mecânica. Construções Mecânicas, Energia, Gestão Industrial ou Materiais e Tecnologias de Fabrico. O curso pretende conferir igualmente uma componente prática acentuada para evidenciar o saber fazer.