A unidade curricular de Projecto tem um carácter interdisciplinar e integrador. Pretende-se com esta unidade curricular que os formandos desenvolvam, ao longo do curso, um projecto interdisciplinar, que integre e aplique, um conjunto significativo das matérias leccionadas nas restantes unidades curriculares. 


3º Edição CMA - Ano lectivo 2016/2017

Na 3ª edição do curso de pós graduação em Computação Móvel Aplicada foram apresentados 4 projectos:

* SGDI - Sistema de Gestão de Doentes Imoilizados;

* ParkX - Parking Sharing;

* Telemetria Automóvel - Comunicação condutor-automóvel com Arduino e Android;

* Sistema de gestão de armários;

 

2º Edição CMA - Ano lectivo 2013/2014

Na 2ª edição do curso de pós graduação em Computação Móvel Aplicada foram apresentados 7 projectos:

* Remote Farm - sistema de monitorização remota de uma quinta rural;

* PARK4U - sistema de parque automóvel inteligente;

* Sistema de apoio à produção de macroalgas;

* Controlo de Acesso, Monitorização e Actuação através de um Dispositivo Móvel Aplicado à Hotelaria;

* DroidHouse - Exaustão Autónoma e Inteligente;

* Cunicultura - Plataforma para controlo e gestão de armazém de cunicultura (gestações, cobrições e crescimento);

* Aquoponics - Sistema de Aquoponics Computadorizado. 

 

1º Edição CMA - Ano lectivo 2012/2013

Os projectos do curso CMA foram apresentados, numa sessão pública, a um júri composto pelos docentes das unidades curriculares do curso. 

 

Carro Semiautónomo

Autores: Luis Gomes, Pedro Oliveira


O projeto carro semiautónomo é um veiculo controlável, via wireless, por um dispositivo móvel android. O hardware integra um microcontrolador (arduino), comunicação Bluetooth e comunicação Wi-Fi. Foram implementadas as seguintes funcionalidades:

- Monitorização de todos os dados enviados pelo carro: distância, velocidade e estado da bateria; 

- Envia para a aplicação android o vídeo do seu percurso através da implementação de uma câmara (Wi-Fi);

- Executa a capacidade de vibração do dispositivo quando o carro se aproxima perigosamente de um obstáculo;

- Controla o sentido e velocidade de marcha do carro através de botões (joysticks) na interface do dispositivo móvel;

- Controla o sentido de deslocação através do giroscópio do dispositivo móvel;

- Liga os faróis automaticamente em função da luminosidade;

- Estaciona sozinho em paralelo;

 

 

FleetTracking

Autores: Hermano Costa, Moisés Neves


O fleetracking é um sistema para gestão de frota de veículos. A solução assenta numa arquitetura modular baseada em módulos existentes, para que seja possível adequar a solução às necessidades e orçamentos de diferentes clientes, em conjunto com uma aplicação Android para gerir a frota das viaturas e consultar os dados gerados, de forma fácil e conveniente.