RECOMENDAÇÕES/Recommendations

 

 

 

recomendações/RECOMMENDATIONS

 

LISTA DE RECOMENDAÇÕES E de BOAS PRÁTICAs

 

  1. Desenho de um conjunto de diretrizes-padrão que incorporem boas práticas e políticas seguras focadas na proteção e promoção da saúde dos bombeiros. Todo o pessoal deve ser treinado na implementação desses procedimentos e, mais importante, garantir que estes estão cientes dos riscos ocupacionais que enfrentam e da importância da adotação de medidas preventivas para reduzir os riscos ocupacionais a que estão expostos.
  2. Criar "zonas de contaminação/sujas", “zonas de transição” e "zonas limpas” para organizar as chegadas dos bombeiros após as saídas e controlar a disseminação dos contaminantes no quartel de bombeiros.
  3. O quartel de bombeiros deve ser projetado considerando quer um circuito de áreas "contaminadas" e "limpas", quer medidas de engenharia adequadas para garantir um fluxo de ar limpo dentro dos espaços. A implementação de sistemas de ventilação eficientes deve ser uma prioridade, particularmente nas áreas onde o material contaminado é armazenado e manipulado. A qualidade do ar do quartel de bombeiros deve ser regularmente monitorizada para garantir níveis de exposição seguros aos poluentes.

 

NO TEATRO DE OPERAÇÕES 

 

  1. Usar equipamento de proteção individual (EPI) completo, adequado e em bom estado de conservação durante todas as fases do combate a incêndios, incluindo na atividade de rescaldo/investigação.
  2. Durante as atividades de supressão ou rescaldo de um incêndio florestal, os bombeiros não devem beber e/ou comer sem antes proceder à higienização do rosto e mãos (por exemplo, água e sabão ou toalhetes de limpeza) para garantir que os contaminantes não sejam ingeridos.
  3. Implementar medidas de pré-descontaminação in loco do bombeiro e do respetivo EPI/ferramentas/material/veículos usados. O procedimento de descontaminação após a supressão de incêndio florestal é determinante para a severidade do grau de exposição e por isso extremamente importante na prevenção e proteção da saúde de todos os intervenientes.
  4. Manter o EPI completo durante todo o processo de pré-descontaminação dos veículos e das ferramentas.
  5. A pré-descontaminação do EPI também deve ser feita, se possível, in loco. A remoção do EPI deve ser iniciada pela remoção das luvas, usando luvas de látex para o restante procedimento: retirar o capacete, óculos e cógula rapidamente para reduzir a propagação de contaminantes no rosto e pescoço. Retirar o restante EPI. Uma vez pré-descontaminado, fechá-lo num saco evitando fugas. Se possível, colocá-lo num compartimento externo do veículo aquando do regresso ao quartel, evitando o transporte junto dos passageiros.
  6. Proceder à higienização das zonas de maior contaminação e de maior absorção dérmica como rosto, pescoço, pulsos, mãos e axilas com sabão e água ou usando toalhetes de limpeza. É importante que os bombeiros estejam cientes de que alguns poluentes podem permanecer na pele, aumentando a sua disponibilidade para serem absorvidos pelo organismo.
  7. Após descontaminação in loco, os bombeiros devem vestir roupas limpas secas e confortáveis, para reduzir a exposição da pele e absorção de contaminantes. Se não for possível proceder à higienização in loco, estes devem retirar o equipamento o mais rápido possível na chegada ao quartel de bombeiros.

 

NO QUARTEL 

 

  1. Tomar um duche completo com sabão e champô assim que possível. A descontaminação pessoal deve ser uma prioridade ao retornar ao quartel de bombeiros após ocorrência de incêndio, portanto, ter chuveiros disponíveis nas instalações e de rápido acesso, é crucial para reduzir essa contaminação.
  2. Usar luvas de látex ao manusear qualquer equipamento, EPI ou ferramentas contaminadas.
  3. Os EPIs/roupas contaminados devem ser limpos/lavados após cada incêndio. Certificar-se de que manutenção e limpeza do EPI é feita sempre no quartel, em área previamente definida, sem acesso direto a áreas comuns. A realização da descontaminação em casa própria deve ser desaconselhada ou mesmo proibida. Durante estes procedimentos, é importante proteger as áreas de exposição como a pele (por exemplo, usar luvas de látex) e vias aéreas (por exemplo, usar máscara facial com filtro). As ferramentas de trabalho e veículos também devem ser limpos e descontaminados usando o mesmo procedimento de proteção individual. EPIs, ferramentas de trabalho e veículos devem ser limpos e descontaminados regularmente mesmo na ausência de ocorrências.
  4. Após descontaminação do EPI e ferramentas, armazená-los numa sala arejada, se possível, com exaustor de ar para o exterior, mantendo-os fora dos espaços de convívio e de descanso.
  5. Não levar uniformes, EPI ou ferramentas contaminadas da corporação para casa ou armazená-los em armários ou veículos.
  6. Evitar a contaminação cruzada do quartel criando barreiras físicas entre a garagem e os restantes compartimentos da corporação.
  7. No quartel, nenhum veículo dever permanecer ligado e parado na garagem.
  8. Se o ponto anterior não puder ser evitado, a exposição aos gases de escape dos veículos deve ser reduzida recorrendo a exaustores para o exterior e/ou mantendo a garagem aberta/ventilada.
  9. Manter as portas entre a garagem e as áreas comuns sempre fechadas.

 

AVALIAÇÃO MÉDICA REGULAR

 

  1. Implementar programas abrangentes de saúde ocupacional que incluam monitorização da saúde cardiorrespiratória, exames preventivos e aconselhamento especializado.
  2. Realizar exames médicos regulares. Os bombeiros devem iniciar os exames de saúde mais cedo e com maior frequência do que a população em geral.
  3. Manter um registo temporal e individual das exposições e da sua duração (incêndios/emergências médicas).

 

GESTÃO DE STRESS E FADIGA 

 

  1. Implementar estratégias para gerir o stress e a fadiga, como intervalos regulares e programas de apoio psicológico.
  2. Organizar os turnos dos operacionais de forma que os ciclos de descanso e sono sejam o menos afetados possível. Por exemplo, a rotação dos turnos deve ser feita no sentido horário (manhã, tarde, noite), e podem ser implementadas sestas estratégicas de curta duração (30 min) antes e durante o turno que, idealmente, coincidam com os momentos de sonolência máxima (2-5 h e 15-17 h).
  3. Garantir que os bombeiros tenham períodos adequados de descanso entre operações.

 

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

 

  1. Desenvolver e implementar programas de estilo de vida saudável de forma a incentivar a atividade física e uma dieta equilibrada.
  2. Incorporar atividades físicas regulares e gestão do stress na rotina diária.
  3. Adotar uma dieta saudável e equilibrada, com o consumo regular de água, frutas, legumes, grãos integrais e alimentos com baixo teor de sódio e gordura.

 

HIGIENE DO SONO

 

  1. Estabelecer rotinas regulares de sono, incluindo horários consistentes de deitar e acordar.
  2. Criar um ambiente propício ao sono, com temperatura adequada e ausência de luz e ruído excessivos.
  3. Evitar cafeína e outros estimulantes algumas horas antes de dormir.
  4. Desenvolver práticas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, para melhorar a qualidade do sono.

 

 

N.B.:

A Associação Internacional de Bombeiros (IAFF) disponibiliza treino online gratuito de sensibilização e prevenção do cancro que poderá ser consultado AQUI.

 

 

LIST OF RECOMMENDATIONS AND BEST PRACTICES

 

  1. Design a set of standard guidelines that incorporate best practices and safe policies focused on protecting and promoting firefighters' health. All personnel should be trained in the implementation of these procedures, and, more importantly, ensure that they are aware of the occupational risks they face and the importance of adopting preventive measures to reduce their exposure.
  2. Establish "contamination/dirty zones," "transition zones," and "clean zones" to organize firefighters' arrivals after deployments and control the spread of contaminants within the fire station.
  3. Design the fire station considering both "contaminated" and "clean" area circuits, along with appropriate engineering measures to ensure a clean air flow within the spaces. The implementation of efficient ventilation systems should be a priority, especially in areas where contaminated material is stored and handled. The air quality in the fire station should be regularly monitored to ensure safe pollutant exposure levels.

 

AT FIRE INCIDENTS 

 

  1. Use complete, suitable, and well-maintained personal protective equipment (PPE) during all phases of firefighting, including overhaul/investigation activities.
  2. During suppression or overhaul activities in a forest fire, firefighters should not drink and/or eat without first cleaning their face and hands (e.g., using water and soap or cleaning wipes) to ensure contaminants are not ingested.
  3. Implement on-site pre-decontamination measures for firefighters and their respective PPE/tools/material/vehicles used. The decontamination procedure after forest fire suppression is crucial for the severity of exposure and therefore extremely important in preventing and protecting the health of all involved parties.
  4. Keep the complete PPE on during the entire pre-decontamination process for vehicles and tools.
  5. Pre-decontamination of PPE should also be done, if possible, on-site. The removal of PPE should begin by removing gloves, using latex gloves for the remaining procedure: quickly removing the helmet, goggles, and hood to reduce the spread of contaminants on the face and neck. Remove the rest of the PPE. Once pre-decontaminated, seal it in a bag to prevent leaks. If possible, place it in an external compartment of the vehicle upon return to the fire station, avoiding transport alongside passengers.
  6. Cleanse areas of higher contamination and greater dermal absorption, such as the face, neck, wrists, hands, and armpits, with soap and water or using cleaning wipes. It is important for firefighters to be aware that some pollutants may remain on the skin, increasing their availability to be absorbed by the body.
  7. After on-site decontamination, firefighters should wear clean, dry, and comfortable clothing to reduce skin exposure and contaminant absorption. If on-site cleansing is not possible, firefighters should remove the equipment as quickly as possible upon arrival at the fire station.

 

AT THE FIRE STATION 

 

  1. Take a full shower with soap and shampoo as soon as possible. Personal decontamination should be a priority upon returning to the fire station after a fire incident; therefore, having showers available in the facilities with quick access is crucial to reduce contamination.
  2. Use latex gloves when handling any contaminated equipment, PPE, or tools.
  3. Contaminated PPE/clothing should be cleaned/washed after each fire. Ensure that the maintenance and cleaning of PPE are always done at the fire station, in a pre-defined area with no direct access to common areas. Decontamination at home should be discouraged or even prohibited. During these procedures, it is essential to protect exposed areas such as the skin (e.g., using latex gloves) and airways (e.g., using a face mask with a filter). Work tools and vehicles should also be cleaned and decontaminated using the same personal protective equipment procedure. PPE, work tools, and vehicles should be cleaned and decontaminated regularly even in the absence of incidents.
  4. After decontaminating PPE and tools, store them in a well-ventilated room, if possible, with an exhaust fan leading outdoors, keeping them out of communal and rest areas.
  5. Do not take contaminated uniforms, PPE, or tools from the fire station to your home or store them in closets or vehicles.
  6. Avoid cross-contamination in the fire station by creating physical barriers between the garage and other compartments.
  7. In the fire station, no vehicle should remain running and stationary in the garage.
  8. If the previous point cannot be avoided, exposure to vehicle exhaust gases should be reduced using exhaust fans leading outside and/or keeping the garage open/ventilated.
  9. Keep the doors between the garage and common areas always closed.

 

REGULAR MEDICAL ASSESSMENT

 

  1. Implement comprehensive occupational health programs that include monitoring of cardiorespiratory health, preventive examinations, and specialized counselling.
  2. Conduct regular medical examinations. Firefighters should initiate health exams earlier and with greater frequency than the general population.
  3. Maintain a temporal and individual record of exposures and their duration (fires/medical emergencies).

 

STRESS AND FATIGUE MANAGEMENT

 

  1. Implement strategies to manage stress and fatigue, such as regular breaks and psychological support programs.
  2. Organize operational shifts in a way that rest and sleep cycles are minimally affected. For instance, shift rotations should follow a clockwise direction (morning, afternoon, night), and strategic short naps (30 min) can be implemented before and during the shift, ideally coinciding with periods of maximum drowsiness (2-5 am and 3-5 pm).
  3. Ensure that firefighters have adequate rest periods between operations.

 

HEALTHY LIFESTYLE

 

  1. Develop and implement healthy lifestyle programs to encourage physical activity and a balanced diet.
  2. Incorporate regular physical activities and stress management into the daily routine.
  3. Adopt a healthy and balanced diet, with regular consumption of water, fruits, vegetables, whole grains, and foods low in sodium and fat.

 

SLEEP HYGIENE

 

  1. Establish regular sleep routines, including consistent bedtime and wake-up times.
  2. Create a sleep-friendly environment with appropriate temperature and absence of excessive light and noise.
  3. Avoid caffeine and other stimulants several hours before bedtime.
  4. Develop relaxation practices, such as meditation or deep breathing, to improve sleep quality.

 

 

N.B.:

The International Association of Firefighters (IAFF) offers free online training on cancer awareness and prevention HERE