ENTEREngineeriNg educaTors pEdagogical tRaining - ENTER

ENTER - EngineeriNg educaTors pEdagogical tRaining

Curso de formação pedagógica para engenheiros online

 

O curso de formação pedagógica insere-se no projeto Erasmus+ ENTER - EngineeriNg educaTors pEdagogical tRaining (www.erasmus-enter.org) e tem como objetivo criar uma nova geração de professores nas áreas de engenharia, tecnologia e ciências técnicas com recurso a sessões modulares.

O projeto ENTER tem como objetivo principal desenvolver um sistema modular, iPET, multinível para a formação pedagógica de professores de engenharia, com 3 níveis e que atende a todos os requisitos do Quadro Europeu de Qualificações para Aprendizagem ao Longo da Vida. Os módulos do iPET-1 estão incluídos no iPET-2 e ambos estão incluídos no iPET-3. Isso permite ao professor definir o seu próprio ritmo na sua formação.

O docente no final de cada um dos cursos e mediante a realização de um projeto final pode pedir o registo como Engineering educator. Estes cursos serão submetidos a um processo de acreditação por uma agência internacional autorizada a atribuir o selo EUR-ACE.

Os 3 cursos são:

  • iPET-1 Short-focused (2 ECTS) – “Qualification Development”;
  • iPET-2 Professional Retraining (8 ECTS) – ‘’Higher Education Teacher”;
  • iPET-3 Internationally Leveled (20 ECTS) – “International Engineering Educator”.

 

iPET-1

 

ECTS

 

Horas totais

1.1

Innovations in engineering pedagogy 

1

25

1.2

Time management

0,5

12,5

1.3

Effective interaction 

0,5

12,5

 

iPET-2

 

ECTS

 

Horas totais

1.1

Innovations in engineering pedagogy 

1

25

1.2

Time management

0,5

12,5

1.3

Effective interaction 

0,5

12,5

2.1

Enhancement of learning interactivity 

1

25

2.2

Systems analysis in education

1

25

2.3

Pedagogical psychology and communication

1

25

2.4

Interaction with stakeholders

1

25

2.5

Sustainable development

2

50

 

iPET-3

 

ECTS

 

Horas totais

1.1

Innovations in engineering pedagogy 

1

25

1.2

Time management

0,5

12,5

1.3

Effective interaction 

0,5

12,5

2.1

Enhancement of learning interactivity 

1

25

2.2

Systems analysis in education

1

25

2.3

Pedagogical psychology and communication

1

25

2.4

Interaction with stakeholders

1

25

2.5

Sustainable development

2

50

3.1

Digital education 

2

50

3.2

Problem-based, project-based and Practice oriented learning

2

50

3.3

Learning outcomes’ assessment

2

50

3.4

Course design

1

25

3.5

Engineering innovation process

2

50

3.6

Final project (All competencies of iPET-1, iPET-2, iPET-3)

3

75

 

Observação: Os slides são em inglês, mas as aulas serão leccionadas em português.

Propina (taxa de inscrição) de cada um dos cursos:

iPET-1: 20 Euros (A realizar durante o mês de junho e julho de 2021 durante a tarde)

iPET-2:

  • Só 2ª parte do módulo (2.1-2.5) 35 Euros (data a definir)
  • Módulo completo 55 Euros (1.1-1.3 + 2.1-2.5) (data a definir)

iPET-3:

  • Só 1ª e 3ª parte do módulo (1.1-1.3 + 3.1-3.6) 65 Euros (data a definir)
  • Só 2ª e 3ª parte do módulo (2.1-2.5 + 3.1-3.6) 80 Euros (data a definir)
  • Só 3ª parte do módulo (3.1-3.6) 45 Euros (data a definir)
  • Módulo completo 100 Euros (1.1-1.3 + 2.1-2.5 + 3.1-3.6) (data a definir)

 

Registo como Engineering educator: 100 Euros (facultativo)

A realização do pagamento da propina (taxa de inscrição)  será feita após a seriação dos candidatos.

 

Prazos de candidaturas: 19 de Maio

(Os docentes das instituições organizadoras têm prioridade na seriação, os restantes são seriados consoante a ordem de inscrição)

                                                                                                CANDIDATURAS AQUI

Publicação dos resultados: 21 de Maio

Prazos de inscrição: 28 de Maio                                          

+info: Eduarda Pinto Ferreira (epf@isep.ipp.pt)

 

ORGANIZAÇÃO

Ângelo Martins, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal

António Costa, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal

António Vega, ISEP-P.PORTO, Portugal

Cleginaldo Carvalho, UNESP-FEG, Brasil

Cristina Borges, ISEL-IPL, ISRC, Portugal

Eduarda Pinto Ferreira, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal

Gabriela Gonçalves, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal

José Carlos Quadrado, P.PORTO, ISRC, Portugal

Maria João Raposo, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal

Maria João Viamonte, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal

Marisa Oliveira, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal

Messias Borges Silva, UNESP-FEG, Brasil

Rita Pereira, ISEL-IPL, ISRC, Portugal

Susana Nicola, ISEP-P.PORTO, ISRC, Portugal