Estudar

Projeto prevê a aplicação de métodos de decisão para planeamento energético
21-12-2018

Bárbara Silva, recém-licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo ISEP, desenvolveu um projeto com o objetivo de determinar qual a energia renovável com melhor desempenho em Portugal Continental. Os resultados do seu estudo destacam a energia hídrica como uma das melhores soluções.

Atualmente, existem muitas preocupações ao nível das fontes energéticas, uma vez que os combustíveis fósseis provocam alterações climáticas e são recursos que se esgotam. Em detrimento destes surgiram as energias renováveis, que são consideradas fontes limpas, sendo a sua taxa de consumo inferior à de renovação. Portanto, é de conhecimento comum que estas energias estão em ascensão em todo o mundo.

O objetivo deste projeto foi determinar qual a energia renovável com melhor desempenho no País. Para isso, recorri a dois métodos de tomada de decisão multicritério [MCDM], o VIKOR fuzzy e o TODIM fuzzy, que utilizam a lógica difusa nos seus cálculos. Estes métodos são usados para avaliar as alternativas disponíveis, de acordo com os vários critérios considerados. A energia com melhor desempenho foi a energia hídrica, de acordo com os critérios usados. Futuramente, este projeto pode ser alargado a empresas do setor, que têm acesso a mais informação sobre as várias energias e onde podem ser usados mais critérios”, explica Bárbara Silva, atualmente a frequentar o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – ramos de Automação e Sistemas.

O trabalho da estudante foi avaliado em 18 valores e contou com a orientação científica da Professora Carla Pinto e da Professora Susana Nicola (ambas do Departamento de Matemática).

Com a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o ISEP forma profissionais para as áreas dos computadores, robótica e telecomunicações. O curso tem uma forte componente prática e um método de ensino-aprendizagem dinâmico, que desenvolve conhecimentos nas ciências base e explora tendências emergentes ao nível dos circuitos eletrónicos, tecnologias de rede, automação e sistemas digitais.