Mestrado: 2 anos (120 unidades ECTS)
A engenharia química está a liderar avanços nas áreas do ambiente, energia e qualidade. A sua capacidade para trabalhar reações químicas e sistemas moleculares complexos permite-nos desenvolver novos materiais, produtos e processos, que aumentam a qualidade de vida e a competitividade industrial.
Com o mestrado em Engenharia Química, o ISEP especializa profissionais capazes de responderem aos desafios de utilização racional de energia e proteção do ecossistema e recursos naturais. O curso está orientado para a inovação industrial e apresenta dois ramos opcionais: Otimização Energética na Indústria Química e Tenologias de Proteção Ambiental.
O plano de estudos centra-se no desenvolvimento de conhecimentos avançados ao nível da otimização e integração de processos, reatores químicos, termodinâmica aplicada, processos biológicos e fenómenos de transporte. Ao longo de quatro semestres, os mestrandos interagem com grupos e projetos de investigação e abordam estudos de caso reais, para desenvolverem capacidades multidimensionais de análise, planeamento e implementação de novas tecnológicas na resolução de problemas.
Em linha com a orientação prática do curso, 70% dos mestrandos têm realizado o projeto final junto de empresas e grupos de investigação. Nos últimos anos, foram desenvolvidas soluções de integração energética para o setor petroquímico, tecnologias de remediação de solos contaminados por poluentes emergentes, produção de biodiesel e desenvolvimento de novos materiais para o setor dos polímeros e cerâmica, entre outros exemplos.
Grau conferido
Mestre em Engenharia Química
(A conclusão com aproveitamento da componente curricular confere direito a certificado de pós-graduação.)
Horário
Opção de escolha entre horário diurno e pós-laboral.
Diurno: segunda a sexta-feira, 14:10-23:30.
Pós-laboral: segunda a sexta-feira, 18:10-23:30.
Parcerias
Nos últimos anos, finalistas do mestrado em Engenharia Química desenvolveram o projeto final de curso em empresas como a Galp, RAR, Simoldes, Unicer, em grupos de investigação como o CIETI, GRAQ e Biomark e ao abrigo de parcerias Erasmus na University of Southern Denmark, Universidad da Coruña, Avans Hogeschool e Politecnico di Torino, entre outras.