Investigação

Os primeiros vegetais da horta vertical
22-04-2020

O sistema de horta sem solo do ISEP entrou em funcionamento em janeiro, com as plantas de jardim. Em fevereiro, colocou-se os morangueiros e, no dia 26 de março, foram plantadas as primeiras alfaces. Após 28 dias, foram colhidas as alfaces - a primeira produção desta horta vertical. 

Neste momento, o sistema está a funcionar apenas com plantas e horta já que, devido às restrições atuais, não foi possível reunir as condições ideais para a instalação dos peixes.

"Com esta primeira produção ficou evidenciado que, se produzisse só alfaces, o sistema tem a capacidade de produzir mais de 1200 alfaces por ano. E vamos apostar na variedade de vegetais: espinafre, repolho, penca e pimenteiro estão já semeados à espera para juntarem à horta vertical", refere Abel Duarte, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ).

O sistema de aquaponia encontra-se no edifício do DEQ, junto ao elevador panorâmico, e tem três floreiras e mais de 100 posições para cultivo de produtos hortícolas. O projeto é da responsabilidade do docente Abel Duarte e conta com a colaboração de um grupo de nove estudantes voluntários de vários cursos do ISEP.