Investigação

Docentes do ISEP homenageados no 35º aniversário do IPP
18-03-2020

premios-isep-aniversario-ipp

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) comemorou os seus 35 anos, numa sessão solene, no dia 28 de fevereiro.

Na cerimónia, várias personalidades foram homenageadas pelo seu espírito inovador, o esforço investigativo, competitividade e excelência.

Susana Nicola e Alberto Pereira, docentes do ISEP, foram reconhecidos com o prémio de inovação pedagógica, enquanto Eduardo Tovar recebeu o prémio de investigação.

“Este reconhecimento é um importante fator de validação e motivação para continuarmos um trabalho de melhoria continua no ISEP”, referem os docentes Alberto Pereira e Susana Nicola. “Este prémio vem dar-nos uma motivação extra, mas também uma maior responsabilidade para continuar a inovar e a fazer do IPP, cada vez mais, uma referência no ensino e na inovação pedagógica”, acrescentam.

A aposta na inovação pedagógica tem como principal intenção a mudança do paradigma de ensino em algumas unidades curriculares do Instituto. Um destes exemplos é “Laboratórios de Sistemas 2”, cujo objetivo é dotar os alunos de “future skills”, para uma melhor preparação aquando da entrada no mercado de trabalho. O desenvolvimento deste tipo de competências vai promover uma relação mais próxima entre a academia e o mundo empresarial.

Ambos os docentes consideram que a humanidade atravessa, atualmente, um momento de transformação e revolução digital. Este contexto coloca desafios importantes na preparação dos futuros trabalhadores, mas também na forma de ensinar e transmitir conhecimentos. Desta forma, têm procurado utilizar modelos pedagógicos que estejam totalmente alinhados com as necessidades das novas gerações e do mercado laboral.

Susana Nicola explica que tem optado por métodos inovadores de aprendizagem, que motivem os estudantes, em diversas disciplinas de matemática e empreendedorismo. São exemplos disso: “técnicas de active learning, como o eduScrum, challenge based learning, problem based learning, entre outros.”

Por sua vez, Alberto Pereira refere: “partindo do meu fascínio pela tecnologia e inovação, procurei trazer uma visão de futuro para os alunos de hoje, preparando-os para um futuro em constante desenvolvimento.” Acrescenta, ainda, que tem implementado no meio académico um mix inovador de metodologias que utiliza em contexto profissional para promoção das “future skills”: “a utilização de técnicas de desenvolvimento da criatividade, com base em desafios; as metodologias ágeis de trabalho, como o Scrum; ou técnicas de desenvolvimento de ideias de negócio”.

Na edição deste ano, participaram como mentores as empresas Efacec, Outsystems e Doit Lean, que se propuseram a acolher cerca de 20 estágios, no final da disciplina, da Licenciatura em Engenharia de Sistemas.