Estudar

Estudante desenvolve projeto sobre ideias inovadoras na Accenture
05-12-2019

Mariana a apresentar o projeto

Mariana Guedes, aluna do último ano da Licenciatura em Engenharia de Sistemas do ISEP, realizou um estágio curricular na Accenture Technology. Neste âmbito, desenvolveu o projeto “Inovação na Accenture” que consistiu na avaliação de uma plataforma interna para submissão de ideias inovadoras – Talent 4 Innovation – e na procura e aplicação de soluções para os problemas encontrados.

Esta plataforma pretende fomentar a criatividade e o pensamento empreendedor dos colaboradores, sendo o seu principal objetivo a idealização de projetos criativos que possam trazer benefícios para a sociedade em geral. No entanto, verificou-se uma baixa adesão dos colaboradores relativamente a esta iniciativa.

A análise da estudante permitiu à empresa perceber o motivo do reduzido número de ideias submetidas pelos colaboradores de algumas regiões e, consequentemente, implementar melhorias e soluções que os incentivassem a ser mais participativos.

Para identificar e fundamentar as soluções apresentadas, Mariana fez um levantamento dos principais problemas e áreas com potencial de evolução. Fizeram ainda parte dos seus objetivos a informação e consciencialização dos colaboradores sobre a relevância de iniciativas de génese criativa e empreendedora, assim como o incentivo à mudança e pensamento crítico. 

Ao longo do estágio, a estudante utilizou metodologias de gestão tais como a análise “As Is To Be”, o “design thinking”, as técnicas de “brainstorming”, o “benchmarking”, a prática do “storytelling” e a gamificação.
Foi uma oportunidade inigualável ter a possibilidade de, num primeiro contacto com o ambiente de trabalho, integrar uma empresa de tanta importância e que vai ao encontro dos meus objetivos e valores pessoais. Sinto-me realizada e motivada e é interessante aplicar conhecimentos e técnicas que fui consolidando ao longo da licenciatura”.

A empresa já alcançou resultados favoráveis com as alterações efetuadas, com um aumento de mais de 50% dos participantes. Foi possível transmitir os ensinamentos à equipa da Accenture e verificou-se uma excelente recetividade dos colaboradores para se envolverem e partilharem as suas próprias perspetivas. O projeto foi orientado pela docente Susana Nicola.