Estudar

Estudante desenvolve app para análise de tráfego no Porto
04-12-2019

Tiago Lopes, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEP, desenvolveu a sua tese de mestrado na Câmara Municipal do Porto (CMP) e criou a aplicação TRANSIT (Traffic Analysis Interface) com o objetivo de analisar volumes de tráfego na cidade do Porto.

Os dados dos semáforos e detetores espalhados nas vias da cidade do Porto são recolhidos pelo software GERTRUDE. Esses dados são importados para a aplicação TRANSIT e, numa primeira fase, são limpos, evitando os erros de leitura. Em seguida, são tratados para serem construídas as respetivas tabelas e gráficos para análise.

Numa segunda fase, a aplicação vai permitir prever volumes de tráfego, criar alertas de previsão e delinear planos de contingência. Os dados que a TRANSIT analisa e trata serão usados como condições iniciais para modelos matemáticos de previsão de trânsito.

Na prática, isto permitirá, por exemplo, reestruturar sentidos de trânsito no Porto, prever fluxos de trânsito anormais e desviar o trânsito atempadamente. Esta simplificação da circulação resultará numa melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos da cidade.

Para Tiago, a experiência enquanto estudante do ISEP (licenciatura e mestrado) foi muito positiva, destacando a qualidade dos docentes e a aposta no lema "Saber Fazer". "Este estágio foi o meu primeiro desafio profissional e adorei a experiência, pois fez-me crescer a nível profissional e pessoal. Tornei-me numa pessoa mais autónoma, responsável e organizada”. A dissertação foi orientada pela docente Carla Pinto com a coorientação do docente Jorge Mendonça.

A CMP já utilizava uma plataforma para realizar esta função, no entanto, a TRANSIT apresenta resultados mais credíveis, sendo mais vantajosa na análise do comportamento do tráfego uma vez que aplica um filtro para a limpeza dos dados.