Estudar

Alumni.PT: Ivo Silva
25-11-2019

Ivo Silva é gestor de vendas e rede de África na empresa Salvador Caetano. Ingressou no ISEP em 2003 para estudar Engenharia Mecânica e a ligação com a Instituição ainda se mantém. Em junho, foi convidado a partilhar a sua experiência académica e profissional junto dos futuros engenheiros do ISEP. Para o Ivo, o segredo para o sucesso é bastante simples: ter uma vida recheada de boas experiências.

- Como surgiu o interesse pela Engenharia?

Desde muito novo que sempre fui um apaixonado pelo mundo automóvel. A engenharia era o ramo que faria mais sentido para seguir esta paixão a nível profissional.

- Porque optou por estudar no ISEP?

Fez sentido ingressar no ISEP pelo facto de se poder fazer bacharelato e, depois, ingressar no mundo do trabalho. Além disto, todas as referências académicas eram muito boas.

- Algum docente ou colega que o tenho marcado durante a formação?

Bastantes colegas, que, felizmente, são demasiados para os estar a nomear! Mantemos, inclusive, um grupo de amigos e ex-colegas do ISEP.

- Se fosse hoje, voltava a escolher Engenharia Mecânica?

Sem a menor dúvida!

- Em junho, participou no Dia Aberto Especial Pais e Encarregados de Educação. Qual foi a sensação de regressar a casa e passar o testemunho a centenas de jovens e pais?

Para além de ter sido uma experiência fantástica, ao partilhar as minhas experiências junto dos jovens (alguns futuros alunos do ISEP), também “bateu saudade” pelos belos tempos que passei no Instituto.

- Que conhecimentos e experiências levou do ISEP para o mundo profissional?

Entreajuda, trabalho de equipa e companheirismo. São skills essenciais no mundo profissional e transversais a qualquer profissão.

- O que o motiva no seu trabalho? O que mais valoriza?

A realização dos objetivos e, no meu caso em específico, o desenvolvimento do negócio dos meus clientes que, estando em mais de 20 países africanos, requerem as mais diversas soluções e adaptações aos mercados em causa.

- Qual a sua filosofia de vida?

Aproveitar a vida ao máximo e nunca esquecer que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é primordial.

- Se pudesse mudar alguma coisa no mundo...?

Afastar todos os gananciosos que controlam o mundo do poder.

- Que mensagem gostava de deixar aos futuros engenheiros do ISEP?

Aos futuros engenheiros do ISEP apenas posso recomendar para aproveitarem ao máximo a diversão que a vida académica pode proporcionar, mas, simultaneamente, para aproveitarem as aulas e os conhecimentos que vão adquirir!