Estudar

Docente do ISEP integra projeto de mobilidade ICM+ na Saratov Sate University
10-10-2019


Rafael Pedrosa, docente no Departamento de Engenharia Mecânica do ISEP, integrou um projeto de mobilidade do programa ICM+ na Saratov State University, na Rússia. O projeto decorreu no mês de junho e consistiu em ministrar 8 horas totais de formação, duas horas diárias, nesta mesma faculdade. A formação focou-se na área de empreendedorismo, mais precisamente, na apresentação e desenvolvimento de ideias de negócio. Foi direcionada a alunos de Ciências Económicas, estando presentes, também, ex-alunos e docentes ligados à área financeira e de empreendedorismo. Paralelamente, foram mantidas reuniões com responsáveis pela área da inovação, transferência e valorização de conhecimento, desta instituição. 

O objetivo da mobilidade foi mostrar as técnicas e métodos que são aplicados pelo ISEP na educação dos seus discentes, assim como troca de vivências e conhecimentos. Rafael Pedrosa, para esta formação, focou-se num conjunto de práticas, baseadas na sua experiência como júri de avaliação de projetos, que refletem uma soma daquilo que, por norma, os jurados querem saber quando estão a assistir às apresentações. Isto inclui técnicas de apresentação ligadas à comunicação, pontos do próprio plano de negócio e do modelo desenvolvido, que necessitam de ser exibidos de forma clara e concisa numa sessão de tempo limitada (que pode ir de 2 a 10 minutos). 

A seleção da Saratov State University deveu-se ao seu interesse em conhecer e compreender uma realidade académica e social distinta de Portugal, principalmente pelos constrangimentos que a Rússia tem na relação com outros países, enriquecendo, assim, o seu próprio conhecimento deste país e da realidade que o envolve. Para além disso, Rafael Pedrosa foi contactado para apoiar na fase inicial do processo de proteção de uma tecnologia, em vias de ser patenteada entre o ISEP e a Saratov State University, sendo uma boa oportunidade para conhecer esta instituição de ensino.

Para o docente, este projeto de mobilidade foi muito enriquecedor, tanto para ele como para o ISEP, pois conseguiu perceber a abertura existente por parte da Saratov State University em estabelecer relações mais próximas com os estabelecimentos de ensino superior de Portugal. Há interesse por parte desta instituição em estabelecer parcerias, protocolos, integrar projetos de mobilidade e partilhar conhecimentos e experiências. Recetividade foi a palavra de ordem de Rafael Pedrosa para esta vivência, algo que o surpreendeu pela positiva.