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Aluno do ISEP analisa a implementação de novas tecnologias na BMW
16-09-2019

Francisco Azevedo, aluno do ISEP da Licenciatura em Engenharia de Sistemas, realizou um estágio curricular com a Critical TechWorks. O objetivo deste estágio consistiu na elaboração de um estudo comparativo de frameworks de teste unitário em C++, ou seja, de uma tecnologia específica para testar o desenvolvimento de código de projetos de programação na linguagem C++ para a BMW

Esta investigação permitiu à empresa obter suporte teórico que apoiasse a decisão de quais tecnologias utilizar no desenvolvimento de projetos futuros. Para a aquisição deste material, foi necessária a aplicação de tecnologias alvo de estudo num projeto já em produção, neste caso, um projeto em que foi desenvolvida uma componente de descodificação de comunicações entre os produtos da BMW, desde automóveis a produtos armazenados em nuvem.

Foram vários os objetivos propostos pela empresa a Francisco Azevedo, como o desenvolvimento de código, segundo parâmetros de qualidade definidos no setor automóvel; compreender os relatórios gerados automaticamente e as análises de code review efetuadas durante o desenvolvimento; adquirir competências práticas nas metodologias ágeis, particularmente no planeamento de tarefas e coordenação em equipa no cumprimento dos objetivos definidos; desenvolver competências na área de testes modulares para a linguagem de programação C++ e assimilar as boas práticas de desenvolvimento de código com elevada cobertura de testes. Por parte da empresa, também era pretendido que este projeto contribuísse para a tomada de decisões das equipas de desenvolvimento, relativamente às estratégias a adotar na seleção e desenvolvimento de testes a serem feitos em projetos futuros. 

O resultado do trabalho desenvolvido por Francisco Azevedo durante o seu estágio, permitiu a aquisição de novos dados relativos às recentes tecnologias implementadas e facilitou, de igual modo, a comparação entre a informação que estava a ser utilizada no momento pela empresa e a que se obteve ao analisar as novas tecnologias implementadas. Obteve uma classificação de 18 valores, tendo o apoio do professor Alberto Pereira, seu orientador.