Estudar

Economia circular e Sustentabilidade na Indústria Têxtil
13-09-2019

Vera Rosa, aluna do ISEP em Engenharia de Sistemas, realizou um estágio na Tapa Costuras- Produção e Comércio de Vestuário, Lda., intitulado “Aplicação de Diferentes Metodologias na Criação de Valor numa Empresa Têxtil”

As principais áreas de trabalho incluíram deteção de problemas e criação de soluções de sustentabilidade, economia circular, produtividade, metodologias Lean e Kanban. Obteve neste estágio a classificação de 18 valores, tendo como orientadora Susana Nicola, docente do ISEP, e como supervisor na empresa, Gonçalo Serra.

Atualmente, a indústria têxtil é a segunda indústria mais poluente do mundo, logo a seguir à do petróleo. Tendo em conta a sociedade consumista em que nos inserimos, há um investimento excessivo na produção anual de coleções. Contudo, devido à velocidade a que esta indústria se altera e se adapta às vontades sociais, hoje em dia tem existido uma maior preocupação com a produção sustentável. 

A empresa Tapa Costuras, apesar de ser uma fábrica pequena, destaca-se na indústria nacional e internacional por ser uma das pioneiras na implementação de metodologias de melhoria contínua nos seus processos produtivos e por reger a sua produção de acordo com certificações de sustentabilidade.

Como tal, durante o estágio, Vera teve a iniciativa de transformar a folha de produção diária numa folha semanal, o que permitiu com que extraísse dados estatísticos de um modo mais facilitado e que poupasse cerca de 400 folhas por mês. Para além disso, participou na terceira certificação da empresa, denominada GOTS (Global Organic Textile Standard), que defende a produção sustentável em todo o processo produtivo, desde a plantação ao produto final.

Para a obtenção desta certificação, a aluna desempenhou diversas tarefas dirigidas a este âmbito. A sua área de intervenção foi relativa à produtividade da empresa, onde teve de trabalhar com estratégias de rentabilização de tempo, organização de material e das responsabilidades atribuídas aos funcionários, e melhoria da comunicação entre setores.

As soluções que encontrou foram implementadas e mantidas pelos colaboradores, de forma a criar valor na empresa e uma melhoria na sua produtividade, completando, assim, os principais objetivos do seu estágio.