Estudar

ISEP disputa primeiro lugar no concurso Poliempreende
05-08-2019

concurso poliempreende isep

No dia 26 de julho decorreu a apresentação dos projetos no âmbito do concurso regional da 16ª edição do programa Poliempreende, onde o ISEP teve duas equipas em competição, que ficaram classificadas em primeiro e segundo lugar.

Tiago Santos, estudante de Licenciatura em Engenharia de Sistemas e programador de IOS no INESC TEC, Susana Nicola e Alberto Pereira, docentes e respetivos representantes dos Departamentos de Matemática e Organização e Gestão do ISEP, são os elementos constituintes da equipa vencedora, que vai representar o Politécnico do Porto no concurso nacional desta edição do Poliempreende.

BullyBan – Prevenir e evitar o bullying é o nome do projeto que o grupo apresentou. Trata-se de uma pulseira associada a um algoritmo de inteligência artificial que mede os sinais vitais do utilizador e permite detetar, de modo não intrusivo, possíveis situações de stress, ansiedade e bullying.

O projeto foi construído tendo em mente os alunos do ensino básico e secundário e utiliza uma tendência emergente, mais concretamente, bandas com sensores fisiológicos para o apoio ao tratamento de problemas psicológicos, de forma inovadora. O Bullyban tem, assim, como principal intuito ajudar na prevenção de distúrbios pessoais e sociais, que estão muito presentes nos dias de hoje.

Em segundo lugar, ficou a equipa constituída pelo mestrando em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica do ISEP, Pedro Martins e os docentes Luís Coelho e Luís Mourão, com o PressiOne. O PressiOne é um instrumento de medição da sensibilidade cutânea à pressão, direcionado a doentes diabéticos, que tem como propósito prevenir o aparecimento de úlceras na pele.

O concurso nacional da 16ª edição do Poliempreende está previsto para setembro e vai realizar-se no Instituto Politécnico de Tomar, onde as equipas vencedoras dos concursos regionais, que decorreram de norte a sul do país, vão disputar o primeiro lugar.