Investigação

Pelos caminhos da água das minas dos monges de Tibães
25-07-2019

O livro “As minas de Tibães: um património hidrogeológico, geomineiro e de hidráulica monástica” publicado na Coleção Labcarga-GEO|3 do ISEP, em 2017, foi o ponto de partida e inspiração para o recente episódio dos Caminhos da História, do Porto Canal, apresentado por Joel Cleto.

Estes caminhos da água mostram o papel fulcral na vida dos mosteiros. Para isso era captada nas cercanias de Tibães numa rede de minas de água de nascentes, algumas datadas do início do século XVII, e conduzidas numa rede hidráulica intrincada na Cerca de Tibães através dos seus elegantes aquedutos, fontanários e fontes.

Por solicitação do Mosteiro de Tibães, em 2006/2007, o Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada do ISEP desenvolveu, na mina das Aveleiras, um estudo multidisciplinar para definir uma proposta de reabilitação e estabilização de uma parte das suas galerias para visitas.

Desde essa altura que as Minas de Tibães constituem um campo experimental subterrâneo do ISEP, conjugando geologia mineira, geomecânica, modelação geotécnica, hidrogeologia, geomicrobiologia e microclimatologia subterrâneas e geoconservação do património geomineiro.

De destacar que foram desenvolvidas várias dissertações de mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente do ISEP e a tese de doutoramento na FCTUC de Maria Eugénia Lopes sobre o tema de geoconservação mineira e valorização de espaços subterrâneos abandonados.

Atualmente encontra-se em curso duas dissertações de mestrado em Engenharia Civil, relacionadas com a temática da hidráulica dos históricos aquedutos de água de Tibães. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas investigações que envolvem técnicas de cartografia avançada, com recursos a drones e mapeamento digital, do interior do espaço subterrâneo da mina das Aveleiras. Esta colaboração enquadra-se no "MineHeritage - EIT RawMaterials European Project" do LSA|INESC TEC, com a colaboração do Labcarga-DEG|ISEP e do Mosteiro de Tibães.

O Labcarga|ISEP, o Museu do ISEP e o Mosteiro de Tibães orientam visitas guiadas desde 2008 sobre o tema das minas de Tibães, incluídos nos programas da Ciência Viva no Verão, da Casa das Ciências, do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico, de Associações Culturais, de Clubes de Aventura e de Grupos de Cidadãos.