Investigação

Marko Orosnjak de volta ao ISEP
03-07-2019

Marko Orosnjak é professor assistente e estudante do terceiro ano de Doutoramento no Department of Industrial Engineering and Management da Faculty of Technical Sciences of Novi Sad, Sérvia, e é a segunda vez que visita o ISEP. Esta segunda estadia deveu-se à seleção do ISEP como instituição de acolhimento para o programa de mobilidade Erasmus+ ICM, onde teve o privilégio de trabalhar com o Laboratório de Engenharia Matemática (LEMA)

“Foi a minha escolha porque penso que é uma escola muito boa, com conhecimentos sólidos na área da estatística aplicada, especialmente na esfera da Engenharia, utilizando Realiability Analysis, ferramentas de Machine Learning e BigData analytics.”

A sua área de investigação é manutenção de equipamentos hidráulicos, mais precisamente o controle de contaminação de fluídos hidráulicos. Para isso, tem elaborado prognósticos sobre o estado atual e futuro de sistemas hidráulicos, através do qual prevê como se irão comportar. Nesta análise, usa ferramentas estatísticas e diferentes tipos de modelagem matemática provenientes de Machine Learning e Big Data analytics.

A sua investigação de Doutoramento tem como objetivo o desenvolvimento de sistemas de alarme, em tempo real, que sejam capazes de detetar desvios da normalidade nas características dos fluídos hidráulicos. O sistema de alarme pretende emitir um número reduzido de falsos alarmes, com o intuito de minimizar a probabilidade de não deteção de inconstâncias nos fluídos analisados.

Durante a sua permanência no ISEP, e com o LEMA, Orosnjak teve a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre técnicas de aprendizagem automática e metodologias probabilísticas, que poderá utilizar no desenvolvimento de sistemas de alarme automáticos, com o propósito de controlar a contaminação de fluídos hidráulicos. Mostrou, igualmente, interesse em adquirir conhecimentos sobre o sistema educativo do ISEP e em criar conexões profissionais, com a intenção de futuramente cooperar no desenvolvimento de projetos conjuntos.  

“A maioria das coisas que aprendi aqui não são só tidas em conta na minha investigação de Doutoramento. São, também, muito importantes para os meus colegas e, claro, para os meus estudantes. Considero transferir-lhes este conhecimento e explicar-lhes como este conhecimento, vindo desta instituição, pode ajudá-los na sua carreira, na sua futura investigação. (...) É uma grande oportunidade, não só para mim, e quero também recomendar a toda a gente este programa de mobilidade Erasmus para virem para o ISEP.”