Investigação

ISEP recebe docente da Sérvia pelo programa Erasmus+ ICM
12-06-2019

Nives Kaprocki, professora assistente e doutoranda na Faculty of Technical Sciences de Novi Sad, Sérvia, candidatou-se a uma bolsa de mobilidade para formação no ISEP, no âmbito de um projeto Erasmus+ ICM.

Investigadora no instituto nacional RT-RK e especialista em Deep Learning e Sistemas Autónomos, Kaprocki, para além do interesse em aprofundar o seu conhecimento nestas áreas, pretendia, de igual modo, aprender sobre o sistema educativo do ISEP e sobre diferentes métodos de cooperação entre investigação e a indústria.

Acredita que os contactos que estabelece com docentes, investigadores e estudantes de instituições parceiras, bem como os que estabelece com a indústria, permitem criar sinergias, que potenciam o crescimento das instituições e o desenvolvimento de novos projetos com qualidade acrescida.

“Vi que o ISEP tinha um projeto de grande qualidade, que está de algum modo ligado àquilo que investigo, porque também tem sistemas de perceção e sistemas de autonomia. Por isso, queria ver no que é que outras pessoas e os meus colegas estão a trabalhar e possivelmente, melhorar os nossos próprios projetos. Talvez fazer algum tipo de cooperação e ensinar através dos programas existentes na minha Universidade e talvez, ter, também, investigadores daqui a ir às nossas conferências e programas. Acho que vai ser uma ótima oportunidade de abrir horizontes e causar impacto nos nossos programas” 

Durante a sua estadia no ISEP, privilegiou do contacto com a unidade de investigação e desenvolvimento LSA (Laboratório de Sistemas Autónomos) e com o centro de investigação CISTER (Research Center in Real-Time and Embedded Computing Systems), tendo também proferido uma palestra subordinada ao tema "Computer Vision and Deep Learning for Autonomous Vehicles." 

Apesar do programa de mobilidade Erasmus+ ICM ter sido de apenas uma semana, Kaprocki salientou que foi uma oportunidade para trabalhar e receber formação num país Europeu muito diferente do seu e para criar ligações, que acredita que irão contribuir para a cooperação e desenvolvimento de projetos conjuntos.