Estudar

Desafiar os limites numa hackathon
03-05-2019

Jorge Santos e Nuno Oliveira são estudantes de Engenharia Informática e vão testar os seus conhecimentos numa hackathon, a primeira em que participam, em Nápoles, Itália.

O evento, marcado para os dias 4 e 5 de maio, está inserido no XIII Encontro COTEC e vai contar com a participação de 200 jovens de todo o mundo para competir no campus da Universidade de Nápoles, Frederico II, e resolver alguns dos 12 desafios baseados em cibersegurança, energia, biodiversidade, poluição, verificação de factos e informação e melhoria dos sistemas de saúde.

?É um grande orgulho representar o ISEP num evento com uma dimensão tão grande. Foi nesta Escola que tive o meu primeiro contacto com conceitos de programação e de networking. Trabalhei e aprendi muito e sinto uma enorme sensação de recompensa e de reconhecimento pelo meu esforço?, afirma Nuno Oliveira.

Os alunos vão formar equipa com jovens de três diferentes países para desenvolver uma aplicação funcional em apenas 48 horas. As tecnologias com que vão trabalhar nestes dois dias não foram das mais exploradas no curso, o que vai exigir um esforço e concentração extra.

Para os dois jovens, esta é uma oportunidade única para alavancar uma carreira de sucesso: ?Como se trata de um evento internacional, com a participação e patrocínio de empresas tecnológicas, terei a possibilidade de conhecer novos profissionais e organizações na área tecnológica, dos quais posso adquirir novos conhecimentos, metodologias de trabalh e e praticar as minhas capacidades de comunicação em inglês?, comenta Jorge.

Já Nuno, não deixa de referir o prestígio que é ser um dos alunos participantes e o contacto que terá com pessoas que trabalham e estudam na área das Tecnologias de Informação e com quem pode aprender e trocar experiências.