Outro

Restauro e conservação de materiais em workshop especial no Museu do ISEP
06-02-2019

O Museu do ISEP recebeu alunos do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, do pólo da Foz, para um workshop dedicado à limpeza e conservação de metais e análise de alguns casos práticos.

É a primeira vez que a escola organiza esta formação. Para Eduarda Vieira, docente da unidade curricular de Técnicas de Conservação e Restauro I, “o transporte para experiências in loco é muito importante para a formação dos alunos e permite uma visão diferente e real dos problemas que as coleções técnicas e científicas apresentam”.

Os estudantes analisaram vários instrumentos do museu das áreas da química, física e mecânica, aplicando o método de análise proposto pelos formadores.

“É crucial sensibilizar os mais jovens para a importância do património e para o trabalho que estes profissionais fazem nas tarefas de restauro e conservação. O património é uma memória, faz parte da nossa história. Mais depressa se valoriza o restauro de uma pintura do que de uma máquina ou instrumento. É urgente apostar numa educação patrimonial”, acrescenta Eduarda Vieira.

O workshop dividiu-se em duas partes. A primeira, mais teórica, teve lugar na Escola das Artes, na Foz, e a segunda, mais prática, foi orientada por Isabel Tissot e Manuel Lemos, no Museu do ISEP.