Investigação

Publicada monografia dedicada à arte como ferramenta na evolução costeira
29-01-2019

Ana Pires, investigadora do INESC TEC e Laboratório de Sistemas Autónomos, do ISEP, e Helder I. Chaminé, investigador do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (Labcarga), do ISEP publicaram na série monografia o trabalho "Pictorial catalogue: Art as a tool in coastal evolution" [Catálogo pictórico: Arte como ferramenta na evolução costeira] (161 p.), na revista Napolitana "Viaggiatori Journal".

Trata-se de uma abordagem transdisciplinar que reúne temas de história da arte, cartografia, geociências e engenharia costeira, sendo também o resultado da investigação de Doutoramento de Ana Pires e inserindo-se ainda nos temas de cartografia histórica de recursos naturais desenvolvidos pelo Labcarga. Esta é uma proposta original de viagem visual pelas zonas costeiras atlânticas de Portugal Continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A matéria-prima pictórica reúne aguarelas, pinturas, esboços, selos, mapas, cartas, fotografias aéreas e de satélite, etc., desde o século XIV até aos nossos dias, confrontando elementos históricos, técnico-científicos, artísticos e até poéticos. Uma forma diferente de viajar entrelaçando o papel do mar e a interface rochosa costeira. Este estudo mostra como a arte pode contribuir para apoiar a história visual dos ambientes costeiros, fornecendo pistas artísticas para as mudanças climáticas e das paisagens costeiras. As palavras de Álvaro de Campos emergem ao folhear a obra, pois: "Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir."

Ana Pires é engenheira geotécnica e está atualmente a desenvolver o seu pós-doutoramento no CRAS|INESC-TEC e é colaboradora do Labcarga. Há mais de 12 anos que se dedica, com a equipa do Labcarga, à pesquisa e estudo das abordagens geotécnicas ligadas à engenharia costeira, cenário que culminou no seu Doutoramento Europeu na Universidade de Aveiro, em finais de 2015. Para além disso, conta com várias publicações internacionais de referência.

Helder I. Chaminé apresenta vasta experiência em cartografia fundamental e aplicada às geociências, recursos hídricos e geotecnia. Desde 2005, tem impulsionado no Labcarga|ISEP várias linhas de investigação nestes domínios com desenvolvimento de originais metodologias e abordagens multitécnica em cartografia, incluindo aplicações em consultadoria especializada em ambiente industrial. Além disso, tem dinamizado investigações sobre o papel da cartografia histórica na sociedade, nos recursos naturais e na conservação do património geomineiro.