Outro

Estudos da cartografia hidro-histórica urbana em livro de homenagem na Galiza
04-01-2019

Maria José Afonso, Helder I. Chaminé e Liliana Freitas, investigadores do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA), do ISEP, colaboram no livro "Xeomorfoloxía e paisaxes xeográficas: Catro décadas de investigación e ensino", dedicado a Augusto Pérez-Alberti, Professor Catedrático e publicado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha).

Augusto Pérez-Alberti é um multifacetado académico, docente e investigador ligado à geomorfologia costeira, cartografia geomorfológica de ambientes diversos (glaciar, peri-glaciar, costeiro, fluvial), hidrologia, estudos de ordenamento e planeamento territorial, entre outros. Desde 2005, colabora com o LABCARGA em temas de cartografia aplicada, planeamento e ordenamento de zonas costeiras, hidrogeomorfologia aplicada a recursos hídricos subterrâneos e geomorfologia de engenharia.

O contributo no livro deu-se com o artigo a "Cartografia subterrânea dos antigos mananciais de Paranhos e Salgueiros para o abastecimento de água à cidade do Porto (NW de Portugal): contexto e marcos históricos". Este tema resulta de extensivas investigações do LABCARGA e, em particular, de Maria José Afonso, subdiretora da Licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, do ISEP, sobre a hidrogeologia da área do Porto.

Atualmente, as investigações decorrem, mas com outros enfoques, nomeadamente em torno de novas abordagens metodológicas em cartografia hidrogemorfológica em áreas urbanas com a bolseira de doutoramento da FCT, Liliana Freitas (associada ao LAQV - Requimte, LABCARGA|ISEP e LRN|U.Coimbra).

O LABCARGA|ISEP e os antigos SMAS-Porto orientaram visitas guiadas, especialmente, no período de 2005 - 2009, nos subterrâneos do Porto a mais de mil participantes, incluídos nos programas da Geologia no Verão da Ciência Viva, Ocupação Científica de Jovens nas Férias da Ciência Viva, de Associações Culturais e de Grupos de Escolas Secundárias.

+INFO: Professora Maria José Afonso (mja@isep.ipp.pt)