Investigação

Docente lidera projeto distinguido pela Fundação la Caixa
05-11-2018

Susana Sousa, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) do ISEP e investigadora do INEB|i3S (Instituto de Engenharia Biomédica | Instituto de Investigação e Inovação em Saúde na Universidade do Porto), lidera o projeto HECOLCAP distinguido pelo Programa CaixaImpulse da Fundação la Caixa.

O projeto, cuja patente pertence ao ISEP e ao INEB, propõe uma solução para facilitar o tratamento das infeções ósseas crónicas, as quais são associadas à úlcera do pé diabético, implantação de próteses e às fraturas expostas, entre outras. No total, estima-se que estes problemas afetem anualmente cerca de quatro milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente, o tratamento para essas infeções obriga a, pelo menos, pelo menos duas cirurgias.

A solução proposta [e que foi premiada recentemente] distingue-se dos métodos anteriores, pois inclui apenas uma cirurgia e facilita a libertação local do antibiótico em concentrações adequadas, de uma forma capaz de erradicar a infeção em três semanas. A par disso, esta mesma tecnologia promove a regeneração óssea no local da lesão. O objetivo é o de melhorar a qualidade de vida dos doentes e permitir o acesso a um tratamento com custos mais reduzidos”, explica Susana Sousa, responsável pelo projeto

Esta é quarta edição do Programa CaixaImpulse da Fundação la Caixa, o qual tem como objetivo fomentar a transição do conhecimento científico realizado em ambientes académicos e de investigação através de patentes, criação de empresas ou de acordos de transferência. Num total de 85 projetos, incluindo sete portugueses, o trabalho da docente do ISEP foi escolhido, assegurando um financiamento até 70 mil euros.

Susana Sousa leciona no ISEP há 25 anos e exerce funções como Professora Adjunta no DEQ. A seu cargo tem várias unidades curriculares na área dos materiais e da química em diversos cursos oferecidos pela instituição. Neste momento, está também a trabalhar no projeto NoMIC2Bone (Portugal 2020), coordenado pela empresa Fluidinova S.A., dedicado à produção de tecnologias antimicrobianas para desenvolvimento de estruturas que serão utilizadas em cirurgias dentárias e ortopédicas.