Investigação

Nova geração do PRAXIS facilita oferta e procura de estágios
21-06-2018

O PRAXIS, plataforma inovadora que facilita a colocação de estudantes dos vários níveis de ensino no mercado de trabalho, contém novas funcionalidades para facilitar a integração dos jovens em estágios e a procura por parte das empresas. A nova geração, lançada no início do ano, promete tornar a experiência de oferta e procura mais agradável e eficaz para todos. No total, o PRAXIS já possibilitou 160 mil candidaturas e é utilizado por estudantes provenientes de cerca de cem países. Ao mesmo tempo, estão registadas 550 empresas de 49 origens distintas.

Disponível online há cerca de quatro anos, o PRAXIS (European Centre for Project/Internship Excellence) surgiu como um projeto europeu financiado ao abrigo do Programa LLP (ERASMUS+). Desde então, o GILT (Games, Interaction and Learning Technologies) tem vindo a trabalhar na melhoria constante desta ferramenta. Em paralelo, o grupo de investigação tem, igualmente, apostado no desenvolvimento de outros projetos pedagógicos, constituindo, assim, uma constelação de iniciativas que gravitam em torno desta plataforma que prende facilitar o acesso ao mercado de trabalho global e promover a empregabilidade dos estudantes.

“O PRAXIS 2.0, nome atribuído a esta versão mais recente, apresenta, essencialmente, duas novas vertentes. O PRAXIS Talents permite agora que as empresas possam pesquisar por potenciais candidatos, sendo que, até aqui, apenas os estudantes podiam procurar por estágios. Desta forma, será possível acelerar o processo de recrutamento. Com esta nova componente, os jovens podem submeter aquilo a que chamamos de dream internship [estágio de sonho], onde têm de descrever, em poucas palavras, como pensam mudar o mundo em apenas três meses. Para além disso, decidiu apostar-se em parcerias educativas [os Educational Partners], que possibilitam a associação privilegiada com as empresas com as quais as instituições de ensino trabalham mais frequentemente, disponibilizando funcionalidades exclusivas”, explica Nuno Escudeiro, docente do ISEP e responsável pela plataforma.

Outra das novidades é a existência do PRAXIS Face, que oferece aos estudantes a oportunidade de terem o seu perfil em destaque, podendo mais facilmente chamar a atenção das empresas. Mas as melhorias não se ficam por aqui, uma vez que, a partir de setembro, os jovens vão conseguir avaliar a qualidade dos respetivos estágios. “A este nível, convém destacar o projeto CAPQI, cujo objetivo é implementar um ranking de empresas, tendo por base o feedback dos estudantes, o que é algo diferenciador e que ainda não existe na Europa”, acrescenta Nuno Escudeiro. A grosso modo, o PRAXIS será uma fonte de dados para a implementação do Transparency At Work, mencionado acima, cenário que exemplifica a complementaridade de vários projetos do GILT, tendo em vista a melhoria contínua desta plataforma.

“Note-se ainda que, tanto nos é dado a conhecer, o PRAXIS é a única ferramenta online a nível mundial que oferece estágios curriculares para todos os níveis de ensino, desde o profissional ao superior, realidade apenas possível graças ao projeto Innotecs, que culminou na criação de uma rede europeia de escolas profissionais na área técnica”, destaca Nuno Escudeiro.

Apesar de concluído o financiamento europeu do PRAXIS, propriamente dito, os investigadores e parceiros continuam a trabalhar no seu desenvolvimento. Desde que foi a nova geração foi lançada oficialmente em janeiro de 2018, diversas instituições de Ensino Superior portuguesas têm demostrado interesse nas valências da ferramenta, pelo que já se realizaram diversas comunicações, nomeadamente no Instituto Politécnico de Setúbal, nas universidades do Algarve, de Évora, de Lisboa e Nova de Lisboa, entre outras.