Investigação

Jogo promove o uso eficiente de energia em ambientes domésticos
26-03-2018

O CISTER (Research Centre in Real-Time & Embedded Computing Systems) esteve envolvido na conceção do EnergyCat, um jogo sério que foi desenvolvido no âmbito do EnerGAware (Energy Game for Awareness of energy efficiency in social housing communities). Disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android em quatro idiomas – português, castelhano, inglês e francês –, o objetivo é que o cidadão comum aprenda a reduzir o consumo de energia, enquanto desfruta de um jogo inteligente e agradável. O projeto está nomeado para o prémio “EU Sustainable Energy Awards”, cujos resultados serão conhecidos em junho.

No jogo, o utilizador assume o papel de EnergyCat, que sonha em viver na casa do futuro: eficientemente energética e confortável. Para alcançar os seus intentos, o gato tem que prestar atenção ao que o seu ‘dono’ e os vizinhos fazem, perspetivando a melhoria dos seus hábitos e a economizar energia. Nesta jornada, em prol do bem-comum energético, terão lugar diversas missões e interações com o propósito de reduzir as faturas da luz e gás. A ferramenta permite o acompanhamento em tempo-real do consumo de energia da sua casa. Para além disso, através do recurso às redes sociais possibilita a partilha de dados das atualizações de cada jogador, o acesso a conselhos de energia, bem como outros serviços.

“O EnergyCat foi desenvolvido para avaliar o impacto que um jogo sério pode ter na alteração de comportamentos quotidianos, que promovam um uso eficiente da energia num ambiente doméstico. Numa primeira fase foi levado a cabo um projeto-piloto em Plymouth [Reino Unido], tendo sido instalado em dispositivos de monitorização do consumo de eletricidade e gás em cerca de 90 casas e apartamentos. Durante um ano, os registos permitiram estabelecer o perfil de consumo de cada casa, antes do contacto com o jogo”, explica o docente do ISEP e investigador do CISTER responsável pelo piloto, Luís Miguel Pinho.

Após a realização dos primeiros testes, a equipa de trabalhos adicionou outras caraterísticas ao sistema, nomeadamente a capacidade de correlacionar variações do uso de energia com variáveis naturais como a temperatura, a exposição solar ou a pluviosidade. “Na segunda fase do piloto, cerca de metade das casas tiveram contacto com o jogo, anteriormente à disponibilização pública do jogo, tendo o registo dos consumos continuado por mais um ano”, acrescenta Luís Miguel Pinho.

A participação do CISTER neste projeto foi fulcral para permitir interligar o mundo virtual do jogo com os dispositivos de monitorização instalados nas casas. “O CISTER criou especificamente para o projeto uma plataforma informática capaz de recolher os dados dos dispositivos, processá-los, e disponibilizar ao jogo dados de consumos e ganhos energéticos”, refere António Barros, docente do ISEP e investigador do CISTER, e responsável pela plataforma.

Durante três anos – o projeto teve início em 2015 e finaliza oficialmente em abril –, um total de 30 investigadores e programadores trabalharam no EnerGAware, que usufruiu de um orçamento global de cerca de dois milhões de euros, financiados pela União Europeia através do Horizon 2020. O consórcio é liderado pela Universitat Politecnica de Catalanuya (Espanha), mas conta com os importantes contributos do CISTER/ISEP, Universidade de Plymouth (Reino Unido), DCH Group, EDF Energy, Fremen Corp e ainda da ADVANTIC.