Outro

SOMOS ISEP: José Salgado Rodrigues
01-02-2018

José Salgado Rodrigues leciona no ISEP há 25 anos e destaca-se, atualmente, pelas funções de Diretor do Departamento de Organização e Gestão. Nos primeiros tempos, reconhece que 'enfrentar' os estudantes foi um grande desafio, mas não só a sua abordagem mereceu elogios, como encontra com frequência antigos formandos nas situações mais inusitadas. Sobre o Instituto, salienta que uma das caraterísticas mais diferenciadoras face às outras instituições passa pela relação de proximidade que se estabelece com o corpo discente. Para além disso, revela que admira, particularmente, aqueles que trabalham e estudam ao mesmo tempo: "Confesso que que não sei se seria capaz de fazer o mesmo esforço." 

 – Quando entrou no ISEP? E como recorda esses tempos?

Entrei no ISEP em dezembro de 1993. Como professor sem qualquer experiência naquela época, recordo bem o desafio que foi 'enfrentar' uma turma de estudantes sem saber como iriam reagir às minhas aulas e se estaria à altura de responder a todas as suas questões. Foi surpreendente e compensador perceber que os estudantes gostavam da minha abordagem.

 – O que mais o fascina naquilo que faz?

Gosto muito do contacto com outras pessoas e de transmitir algo aos outros. Por isso, gosto muito da comunicação com os estudantes, de confrontar as minhas opiniões com as suas, de perceber como as gerações mais novas vão sendo diferentes ao longo do tempo.

 – Quer partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Não propriamente no ISEP, mas relacionado com o ISEP. Tenho encontrado antigos estudantes nas situações mais inesperadas: na praia, a fazer compras, em restaurantes e mesmo no estrangeiro. Felizmente, os antigos estudantes têm sido sempre muito atenciosos comigo.

 – Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Aceitar que só conseguimos fazer o que é possível fazer. Há solicitações e projetos aos quais não conseguimos mesmo dar resposta.

– Qual o segredo para o sucesso?

Ser cuidadoso, profissional e sério. A primeira preocupação deve ser realizar bem o nosso trabalho, servir bem o nosso 'cliente', seja esse cliente um estudante, um colega ou uma entidade externa. O sucesso é a consequência natural de se trabalhar bem.

 – Que aspetos diferenciam o ISEP?

Uma abordagem muito ligada ao mundo do trabalho, uma relação próxima e informal com os estudantes, e o grande talento e a atitude 'desenrascada' dos próprios estudantes. Ao contrário de outras instituições de Ensino Superior que conheço, há uma atitude da generalidade dos docentes de respeito pelo trabalho dos estudantes e uma preocupação em servi-los bem, indo muitas vezes para além da nossa estrita obrigação profissional, criando-se mesmo uma relação de amizade.

 – Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Gosto muito dos espaços verdes do ISEP. Só tenho pena que não hajam instalações desportivas para os professores e estudantes poderem complementar a sua atividade intelectual com uma saudável atividade física.

– Uma ideia para crescermos mais?

Suponho que o mais importante será crescer em qualidade e não em quantidade, dado que o ISEP já está no limite da sua capacidade de receber estudantes. Algo que está por fazer é dar mais formação aos docentes para que possamos entender melhor os estudantes e as suas necessidades. E acompanhar mais os estudantes com mais dificuldades, nomeadamente na sua integração, para que se possa reduzir o elevado número de desistências.

 –  Houve algum membro do ISEP que o tivesse marcado? Porquê? 

Muitos colegas e estudantes têm-me marcado. Tenho especial admiração pelos estudantes que trabalham e estudam. Confesso que não sei se seria capaz de fazer o esforço que muitos deles fazem.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.