Estudar

Estudantes implementam solução de software inovadora para interfaces conversacionais
16-01-2018

Xavier Silva e Pedro Pinto, recém-licenciados em Engenharia Informática pelo ISEP, desenvolveram uma arquitetura de software capaz de ser adaptada a diferentes tipos de soluções, em diferentes áreas de negócio. O projeto final de curso, que foi avaliado com nota máxima, ou seja, 20 valores, admite temáticas como microsserviços, reatividade, aplicações móveis e interfaces conversacionais.

O trabalho foi proposto pela empresa Xarevision S.A., tendo sido conduzido pelo Eng.º Sílvio Macedo, e sob a orientação académica dos docentes do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do ISEP, Maria Conceição Neves e Nuno Bettencourt. Concebido no âmbito da unidade curricular Projeto/Estágio, a ideia da organização proponente surgiu com o objetivo de explorar soluções alternativas para o desenvolvimento de software, atendendo às necessidades da atualidade, colmatando falhas existentes nas soluções mais comuns.

“Para tal, foi conseguida uma solução preparada para aguentar cargas de utilização exorbitantes – resultantes das formas contemporâneas de utilização –, de forma graciosa. Esta encontra-se, particularmente, dirigida à utilização oriunda de aplicações móveis ou assistentes conversacionais, como é o caso da Alexa, da Amazon, ou o home da Google, mas está também totalmente apta para sistemas convencionais”, explicam Xavier e Pedro, ambos a frequentar o Mestrado em Engenharia Informática – ramo de Engenharia de Software.

Os autores consideram que se trata de um projeto inovador devido à sua orientação para utilizações contemporâneas, onde se espera um grande e inconstante fluxo de informação, visando sempre a experiência de utilização. Além da prova de conceito que foi levada a cabo para validar a arquitetura definida, os estudantes acrescentam que o seu trabalho permite ainda as seguintes funcionalidades: “A adoção por organizações preocupadas com cargas de utilização muito elevadas, para uma dada solução informática, onde são priorizados aspetos como elasticidade e tempo de resposta. Ao mesmo tempo, explora a disponibilização de serviços através de interfaces conversacionais, permitindo que o utilizador tenha uma experiência confortável e eficiente.”

Com a Licenciatura em Engenharia Informática, o ISEP forma profissionais altamente competentes, especializados na área da Engenharia de Software, isto é, o estudo e aplicação da engenharia para o design, desenvolvimento e manutenção de software, qualquer que seja o tipo de plataforma (computadores, telemóveis, tablets, consolas de jogos, sistemas embebidos, etc.).