Estudar

Antigo estudante de Engenharia Civil recebe Prémio de Excelência no Luxemburgo
22-12-2017

Dany Pereira Figueiredo, mestre em Engenharia Civil – ramo de Gestão de Construção (MEC) pelo ISEP, recebeu a menção de “muito bom” no âmbito da iniciativa “Prémio de Excelência”, promovida pela Fundação Enovos, entre outras entidades.

O trabalho merecedor desta distinção foi a dissertação de Mestrado deste diplomado pelo ISEP, subordinada ao tema “Analysis and comparison of different structural Solutions with regard to construction site organisation based on BIM 4D”, a qual foi desenvolvida sob a orientação do docente do Departamento de Engenharia Civil (DEC), Professor Jorge Magalhães Mendes, e avaliada em outubro do ano passado com 18 valores.

De salientar que o projeto de Dany Figueiredo foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Luxemburgo – Unidade de Investigação em Ciências da Engenharia, tendo estado inserido num projeto mais extenso denominado SiMco, acrónimo para “Steel in Modern Construction”, liderado pela multinacional do aço ArcelorMittal.

O objetivo do SiMco passa por promover o aço de valor acrescentado (AVA) para a empresa, anteriormente mencionada, e criar uma metodologia que permite a comparação de edifícios funcionalmente equivalentes, projetados em aço AVA e os construídos com materiais de construção mais convencionais e competitivos como, por exemplo, betão pré-fabricado.

A Fundação Enovos que atribuiu, no passado mês de novembro, o prémio ao antigo estudante do ISEP promove, pela sexta vez, esta iniciativa que visa promover os estudos e carreiras profissionais dos jovens engenheiros. Um júri composto por profissionais de renome escolheu seis trabalhos, incluindo a de Dany Figueiredo, num total de 23 candidaturas. Recorde-se que o autor premiado tinha sido já distinguido no ISEP, na qualidade de melhor estudante do MEC em 2015/2016, no Encontro os Grandes Desafios de Engenharia Civil, promovido anualmente no ISEP.

Com o MEC, o ISEP especializa profissionais com competências avançadas ao nível de projeto, gestão de empreendimentos e conservação e reabilitação do património. Esta é mais uma distinção que traduz no reconhecimento internacional da qualidade do ensino praticado no MEC e reforça o prestígio do ISEP.