Investigação

SafeCOP perspetiva aumento da segurança dos sistemas sem fios
04-12-2017

O SafeCOP (Safe Cooperating Cyber-physical Systems using Wireless Communications) é um projeto que perspetiva o desenvolvimento de uma estratégia, arquitetura e plataforma de referência de modo a suportar a provisão de garantias de segurança e fiabilidade em sistemas ciber-físicos, sem fios e cooperativos. O ISEP assume parte ativa nesta investigação de nível europeu através do CISTER (Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real).

Os sistemas cooperativos autónomos são cada vez mais importantes, registando-se um interesse crescente, por exemplo, no desenvolvimento de veículos autónomos, como automóveis ou veículos aéreos não tripulados. No entanto muitas destas aplicações são críticas em termos de segurança uma vez que uma falha pode significar um risco sério para vidas humanas ou para o meio ambiente (ex.: sistemas de controlo em plataformas petrolíferas). É assim necessário um rigoroso processo de certificação de segurança. O SafeCOP pretende desenvolver procedimentos e tecnologias adequadas para a implementação dos sistemas cooperativos autónomos, diminuindo os riscos e, por inerência, aumentando a fiabilidade.

Dezasseis entidades da indústria e do meio académico estão envolvidas nesta investigação que é liderada pela ALTEN (Suécia), e em que o CISTER tem também a seu cargo diversas atividades de coordenação. No seu conjunto, o projeto foca diversos domínios aplicacionais: setores automóvel, marítimo, robótico e saúde. Entre os vários objetivos constam, por exemplo, os seguintes: 1) diminuição dos custos de certificação e desenvolvimento; 2) aumento da segurança e fiabilidade das comunicações sem fios; 3) controlar a complexidade acrescida no desenvolvimento de sistemas cooperativos; 4) diminuição do time-to-market (período de tempo que compreende a vida de um produto, desde a sua conceção até estar disponível para os clientes).

O SafeCOP prevê diversos benefícios para a sociedade em geral. O caso de estudo em que o CISTER/ISEP está envolvido com a GMV, por exemplo, foca o desenvolvimento de pelotões de veículos autónomos. Este tipo de sistemas tem o potencial de reduzir emissões, acidentes e congestionamentos de trânsito, através de um controlo preciso e seguro dos veículos que circulam em conjunto. Desta forma consegue-se não só uma redução de custos como melhorias na qualidade de vida e segurança.

Com um orçamento disponível de 300 mil euros para o ISEP, este projeto é financiado no âmbito do programa ECSEL Joint Undertaking. Os trabalhos arrancaram em abril do ano passado e prolongam-se até março de 2019, sendo Eduardo Tovar (docente, investigador e coordenador do CISTER) o responsável pela gestão dos trabalhos no ISEP. Desde a sua criação há 20 anos, o CISTER tem vindo a notabilizar a sua atividade no estudo, inovação e desenvolvimento de sistemas computacionais críticos para um crescente número de setores de aplicação, como o automóvel, a aeronáutica, as cidades inteligentes, a Indústria 4.0 e os sistemas ciber-físicos.

+INFO Página do CISTER sobre este projeto