Investigação

Docente envolvida em projeto europeu para fomento da área audiovisual
23-10-2017

Uma equipa do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, da qual faz parte Paula Viana, docente do ISEP, viu recentemente aprovado um novo projeto europeu denominado FotoInMotion, que tem como objetivo a potencialização e reutilização de material audiovisual em três área principais – fotojornalismo, moda e festivais.

Oito parceiros de sete países europeus (Luxemburgo, Grécia, França, Holanda, Itália, Estónia e Portugal) dispõem dum orçamento superior a dois milhões e meio de euros para desenvolverem novas ferramentas capazes de criarem histórias multimédia imersivas e contextualizadas, incorporando elementos 3D e de realidade virtual, a partir de fotografias.

“O projeto irá apostar na produção de ferramentas automáticas para identificação de contexto, para reconhecimento de objetos e pessoas com informação visual e criação de descrições semânticas, quer de uma fotografia original, quer de outros conteúdos visuais disponíveis. Aplicações avançadas para a transformação criativa de conteúdos, incluindo 3D e animação, farão uso dessas ferramentas, que lhes permitirão selecionar, de uma forma automática e/ou assistida conteúdos já existentes”, explica Paula Viana.

O FotoInMotion permitirá combinar o poder narrativo do vídeo com a facilidade de captar e disponibilizar fotografias, ao simplificar o processo de troca de informações entre jornalistas e outros profissionais da área dos media. Deste modo, permitirá o favorecimento da reutilização de grandes quantidades de conteúdo audiovisual. A investigação arranca oficialmente em janeiro do próximo ano, prolongando-se até ao final de 2021. A candidatura foi submetida no âmbito do aviso H2020-ICT-20-2016-2017 - Tools for smart digital content in the Creative Industries, tendo sido a proposta avaliada por uma equipa internacional de peritos tendo obtido a classificação máxima de 15 em 15.

Paula Viana, que leciona no Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP, tem assumido a realização de vários projetos nacionais e internacionais de nível académico e industrial. Neste cenário, resultaram diversos protótipos e transferência de tecnologia, podendo identificar-se parcerias importantes com players em diversos setores: operadores de televisão e de telecomunicações (RTP, NOS, PT, France Telecom, etc.); fabricantes de equipamentos (Thomson Broadcast Systems, HP, MOG Technologies, etc.); imprensa (jornal Público) e unidades de investigação (INRIA, UT Austin, BBC R&D, UP, UL, UNL, UCP, etc.).