Estudar

Estudante desenvolve sistema para melhoria de atendimento ao cliente
08-09-2017

Recém-licenciada em Engenharia de Sistemas pelo ISEP, Ana Nogueira destacou-se pelo desenvolvimento da modelação de um sistema para aperfeiçoar o nível de serviço global de atendimento ao cliente da empresa Civiparts, do Grupo Nors, onde realizou o seu estágio curricular. O projeto de final de Licenciatura valeu a classificação máxima, ou seja, de 20 valores.

No âmbito do estágio de três meses, e sob a coordenação do docente/investigador Manuel Cruz (Departamento de Matemática/Laboratório de Engenharia Matemática), a jovem estudante procedeu à análise de vários dados relativos ao atendimento presencial e telefónico, com o objetivo de apresentar um diagnóstico do cenário registado nos serviços da empresa. Por outro lado, a modelação de um sistema teve como propósito servir suporte para as tomadas de decisão dos gestores da organização sobre a afetação de recursos humanos a cada canal de venda e em períodos de tempo distintos, numa tentativa de otimizar o sistema.

A ideia para o tema do projeto surgiu de uma necessidade real da empresa, a qual devido à elevada procura de clientes pretendia melhorar as respostas no atendimento, identificando eventuais problemas e soluções para os mesmos. “O sistema modelado distribui os clientes pelos colaboradores disponíveis, tentando sempre minimizar esse mesmo número. Desta forma, para diferentes períodos de um dia e por dia de semana foi estudado o número de recursos a afetar para se obter um nível de serviço mínimo pretendido pela empresa [de 95 por cento]”, explica Ana Nogueira.

Fruto do sucesso do seu trabalho, a jovem foi convidada a continuar a trabalhar na empresa, desta feita na base de um estágio profissional. Certo é também que, apesar de o projeto não ter sido aplicado na prática, a organização evidenciou assim a sua satisfação, salvaguardando agora as ideias e conhecimentos do que poderá ser feito doravante.

“O ISEP foi o estabelecimento de Ensino Superior que optei para a realização da minha Licenciatura e ficará como uma experiência positiva. As diversas ferramentas de trabalho que me foram providenciadas permitem-me agora adaptar a novos ambientes e desafios, mais eficaz e eficientemente. A disponibilidade e o apoio constante dos docentes para ajudar e esclarecer os estudantes foram essenciais para o sucesso do meu projeto final. O ISEP será sempre a casa que me recebeu em primeiro lugar e que me ajudou a entrar no mercado de trabalho!”, sublinha Ana Nogueira.

Com a Licenciatura em Engenharia de Sistemas, o ISEP forma profissionais com conhecimentos de engenharias clássicas (eletrotécnica, mecânica e química) e uma sólida formação em ferramentas de informática, matemática aplicada e competências específicas de gestão. O curso foi desenhado em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e segue as boas práticas internacionais do modelo do CDIO, privilegiando a capacidade de conceber, desenvolver, implementar e operar.