Estudar

Engenharia 12.0: Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia
26-07-2017

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia (LEE-SEE) é uma oferta formativa com qualidade reconhecida a nível nacional e internacional, devido à acreditação do selo europeu EUR-ACE. A diretora do curso, Maria Judite Ferreira, salienta que uma das prioridades do corpo docente é a permanente atualização dos conteúdos curriculares à realidade do meio industrial, técnico e científico envolvente. Os formandos beneficiam ainda de um vasto conjunto de parcerias com empresas de renome do setor energético como, por exemplo, a EDP, REN, Efacec, entre outras.

-Porque é que os estudantes de engenharia e tecnologia devem escolher o ISEP?

O ISEP é uma instituição secular de elevado reconhecimento, devido ao seu mérito técnico e científico, tanto a nível nacional como internacional. A qualidade da formação aqui praticada contribui também decisivamente para a qualidade e desenvolvimento da própria engenharia portuguesa. 

-A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica –Sistemas Elétricos de Energia é uma excelente opção. Quais as suas principais mais-valias?

A LEE-SEE é uma excelente opção por ser um curso com certificação EUR-ACE, pela qualidade e dedicação do seu corpo docente e pela adequação dos conteúdos curriculares às exigências atuais da profissão de Engenheiro Eletrotécnico. Para além disso, a Direção do curso leva a cabo uma permanente atualização dos conteúdos curriculares em termos técnicos, científicos, tecnológicos, regulamentares e normativos.

-O que podem os estudantes esperar por parte do corpo docente do ISEP?

Os estudantes que entrarem no ISEP e, em particular, no curso de Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia vão encontrar e beneficiar de um corpo docente que prima pela competência, dedicação, disponibilidade e rigor.

-A engenharia é uma área com elevada empregabilidade. Que saídas profissionais os estudantes podem adotar?

O curso tem uma forte empregabilidade nas seguintes áreas: produção de energia elétrica; transporte e distribuição de energia elétrica; comercialização de energia elétrica; eficiência energética e gestão de energia; certificação energética de edifícios; projeto, execução e exploração de instalações elétricas, telecomunicações e sistemas de segurança; automação, domótica e gestão técnica centralizada; eletromecânica; manutenção de instalações industriais, comerciais, hospitalares; funções técnico-comerciais, como fabricantes e distribuidores; no ensino e formação; entre outras.

-Há parcerias com empresas de renome? Se sim, quais?

A LEE-SEE tem colaborado com uma grande diversidade de entidades de renome, tais como, por exemplo: EDP; REN; EFACEC; SIEMENS; QEnergia; ou SCHMITT+SOHN ELEVADORES; entre outras.

-Com este curso os estudantes têm acesso a oportunidades de internacionalização?

Sim, os estudantes poderão beneficiar das diversas parcerias internacionais que o ISEP tem com outras instituições de Ensino Superior europeias, através de programas de mobilidade como o ERASMUS.

-Para rematar, que conselhos gostaria de dar a quem está prestes a ingressar no Ensino Superior?

Os meus conselhos são os seguintes: frequentem um curso com o qual se identifiquem em termos pessoais e profissionais; e procurem uma área de engenharia que seja reconhecida internacionalmente, bem como sinónimo de garantia de uma elevada taxa de empregabilidade.

BI DA DIRETORA DE CURSO

Natural de Moreira da Maia, Maria Judite Ferreira é diretora da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia pelo ISEP, desde 2015. No seu currículo conta com um Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Dourto (UTAD), para além disso, integra o Conselho Técnico-Científico do ISEP. A par destas atividades, assume a Direção do Centro de Prestação de Serviços – Tecnologia, Investigação e Desenvolvimento (TID), há mais de dois anos.