Estudar

Engenharia 12.0: Engenharia Mecânica
20-07-2017

Com foco na transformação de energia em movimento, a Engenharia Mecânica está presente em áreas como a mobilidade e transportes, gestão industrial, ou produção energética, entre outras. O diretor do curso, Luís Miguel Durão, destaca a combinação das ciências de base com perspetivas de sustentabilidade económica e ambiental, bem como a forte componente prática do plano de estudos. Um conselho? “Dedicação aos estudos na medida certa, pois com organização haverá tempo para tudo!”, responde.

-Porque é que os estudantes de engenharia e tecnologia devem escolher o ISEP?

Os candidatos ao Ensino Superior na área da engenharia e tecnologia devem escolher o ISEP, pois esta instituição proporciona uma experiência de ensino única, combinando aulas tradicionais com aulas em ambiente Hands-On (laboratório). Para além disso, ser estudante no ISEP possibilita assistir a diversas palestras com oradores vindos da indústria. Por sua vez, o campus junta milhares de estudantes de diversos cursos e variadas proveniências, incluindo estudantes internacionais e ERASMUS, num ambiente multicultural que privilegia a diversidade.

-A Licenciatura em Engenharia Mecânica é uma excelente opção. Quais são as suas principais mais-valias?

Cruzando componentes tecnológicas e práticas com perspetivas de sustentabilidade económica e ambiental, a Licenciatura em Engenharia Mecânica transmite uma sólida formação em ciências de base (matemática, física, materiais e desenho técnico) e conhecimentos específicos de construções mecânicas, fluidos e calor, gestão industrial e materiais e processos de fabrico. O plano de estudos inclui o desenvolvimento de soft-skills e promove a realização de trabalhos práticos em todos os semestres letivos, de modo a aplicar as competências adquiridas e estimular a capacidade de trabalho autónomo, ou em equipa.

-O que podem os estudantes esperar por parte do corpo docente do ISEP?

Os estudantes podem esperar um corpo docente competente, motivado e acessível, capaz de os apoiar no processo de transição de formandos para profissionais de uma área da Engenharia.

-A engenharia é uma área com elevada empregabilidade. Que saídas profissionais os estudantes podem adotar?

Após a conclusão da Licenciatura em três anos, os diplomados podem ingressar no mercado de trabalho e solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou à Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os licenciados em Engenharia Mecânica poderão desenvolver atividades ao nível de projeto, conceção e manutenção de máquinas e equipamentos, controlo de processos e sistemas mecânicos e térmicos, gestão de operações, logística, qualidade industrial, ambiente e segurança entre outras oportunidades.

-Há parcerias com empresas de renome? Se sim, quais?

Existem muitas parcerias com empresas do tecido industrial do Norte do País, rico em pequenas empresas de nome menos sonante, embora tecnologicamente avançadas. Nos últimos anos, os diplomados do ISEP iniciaram a sua carreira em empresas dedicadas à metalomecânica, construções mecânicas, energia, ramo automóvel, aeronáutica, transportes, setor farmacêutico, indústria dos moldes, têxtil, agroalimentar e organizações dedicadas à investigação e consultoria. Podem citar-se algumas tais como a Continental, EFACEC, Gislótica ou XRS Motor.

-Com este curso os estudantes têm acesso a oportunidades de internacionalização?

As oportunidades de internacionalização surgem ainda durante o curso com a possibilidade de realizar um semestre, ou um ano em mobilidade ERASMUS. O ISEP tem dezenas de parcerias com instituições de Ensino Superior de quase todos os países da Europa e algumas instituições do Brasil.

-Para rematar, que conselhos gostaria de dar a quem está prestes a ingressar no Ensino Superior?

O estudante que ingressa no Ensino Superior está a iniciar a melhor fase da sua vida. É importante aproveitar todos os momentos, sejam de estudo ou de convívio, sem perder de vista os objetivos pessoais e respeitando as naturais expectativas de familiares, principalmente os pais. Acima de tudo, dedicação aos estudos na medida certa, pois com organização haverá tempo para tudo!

BI DIRETOR DE CURSO

Natural do Porto, Luís Miguel Pereira Durão é Licenciado (1985) e Doutorado (2005) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. De 1985 a 2000 trabalhou em diversas empresas, na região Norte do País, nas áreas de produção, manutenção, projeto, processo e qualidade. Em 2000, ingressou no ISEP, tendo sido Coordenador do CIDEM (Centro de I&D de Eng. Mecânica) de 2007 a 2015 e Diretor de Curso desde 2015. É autor ou coautor de 29 publicações em revistas científicas internacionais (22) e nacionais (7) e de 54 comunicações em Conferências científicas.