Investigação

Docentes do ISEP vencem 3.ª edição do concurso PIPED
18-04-2017

A 3.ª edição do Prémio Inovação Pedagógica em Ensino à Distância, promovido pelo e-IPP – Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do P. Porto, foi vencida por uma equipa formada pelas docentes Marisa Oliveira, Graça Marcos e Alcinda Barreiras (do Departamento de Matemática do ISEP), Ana Isabel Azevedo (do ISCAP) e pelos estudantes Ricardo Ribeiro e Alexandre Bastos, do Mestrado em Engenharia Informática do ISEP.

A equipa vencedora, que contou com o apoio do GILT (Games, Interaction and Learning Technologies), grupo de I&D do ISEP, teve direito a um prémio de três mil euros. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a outro grupo do ISEP, constituído pelo docente Rui Chibante e pelo estudante Filipe Carvalho, ambos do Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

O projeto vencedor, intitulado “OPERA – Operações com números Reais”, resultou da identificação de várias lacunas no conhecimento dos alunos, tanto a nível de Ensino Superior como de Secundário, num tema que é considerado fundamental em Matemática, ou seja, os números reais.

O OPERA consegue identificar as dificuldades dos estudantes numa determinada matéria propondo automaticamente a consulta de informação, através de vídeo-aulas e documentação, orientada para essa lacuna específica. Deste modo, é possível a construção do conhecimento de uma forma eficiente e motivadora.

Por sua vez, o outro projeto distinguido no âmbito da 3.ª edição do PIPED – “CORES: Controlled Retifier Simulator” –, trata-se de um software para suporte ao processo de ensino/aprendizagem de montagens retificadoras controladas. Em linhas gerais, esta ferramenta permite ao utilizador (professor ou estudante) selecionar uma montagem e variar de forma interativa as caraterísticas desta, como sejam, o ângulo de disparo dos tirístores e o tipo de carga a alimentar.

Os dois prémios atestam a qualidade da inovação pedagógica promovida pelo ISEP. O PIPED é um concurso de ideias desenvolvido com o objetivo de premiar aqueles que apostem em estratégicas pedagógicas inovadoras recorrendo às tecnologias de informação e comunicação.