Estudar

Estudante desenvolve aplicação para gestão de Visual Merchandising da Parfois
07-04-2017

Gonçalo Correia, recém-licenciado em Engenharia Informática pelo ISEP, desenvolveu uma aplicação web para a Parfois, com o intuito de responder às necessidades concretas da empresa nas tarefas de gestão do seu visual merchandising. Antes deste projeto, o processo de distribuição de informação pelas lojas era feito com recurso a ferramentas mais tradicionais.

Este trabalho foi proposto tendo em conta a relativamente grande escala da Parfois, marca portuguesa de acessórios de moda, com cerca de 600 lojas espalhadas por 50 países. Com o rápido crescimento da empresa, o objetivo do estágio curricular passou por melhorar a gestão do processo ao nível de visual merchandising, técnica essencial na indústria da venda a retalho.

“O objetivo principal deste projeto incidiu na criação das guidelines de visual merchandising [um conjunto de fotografias que exemplificam como expor produtos nos diferentes móveis padrão das lojas], de uma forma ágil e rápida, guardando a informação devidamente catalogada em suporte informático. Neste sentido, pretendeu-se automatizar uma distribuição personalizada pelos estabelecimentos de acordo com o seu tipo e outros parâmetros”, explica Gonçalo Correia, de 21 anos.

Segundo o autor do projeto, anteriormente a comunicação fazia-se com recurso à elaboração de documentos PDF, os quais eram depois distribuídos uniformemente por todas as lojas, sem grandes opções de segregação de informação. Deste modo, toda a comunicação relacionada com as tarefas de visual merchandising fazia-se por intermédio de e-mails ou comunicação verbal, isto em caso de serem registados alguns problemas.

“Todas as guidelines agora desenvolvidas podem ser tornadas específicas a um certo tipo de loja, país, estação e, no limite, a um determinado estabelecimento, suportando múltiplos idiomas. Estas guidelines são criadas semanalmente, tendo em conta a chegada de novos produtos e os tempos de trânsito da mercadoria no caso de países mais longe do armazém aqui em Portugal, disponibilizando as informações de visual merchandising com um atraso devidamente configurado. Adicionalmente, a aplicação inclui um sistema de feedback, permitindo que as lojas assinalem se as instruções foram seguidas corretamente, ou não. Esta informação é tratada e apresentada em tempo real”, destaca o recém-licenciado em Engenharia Informática.

A aplicação foi implantada pela Parfois, sendo que o projeto continua a expandir-se atualmente pelas várias lojas da empresa. Após o término do seu estágio curricular, Gonçalo Correia ainda atuou como freelancer para acompanhar e assegurar a colocação em prática do seu trabalho. No entanto, atualmente não está mais ligado ao mesmo, uma vez que está a exercer funções como engenheiro de software Android, na empresa Mindera.

O projeto intitulado “Development of a Visual Merchandising Management Application” decorreu no âmbito da unidade curricular Projeto/Estágio (PESTI) da Licenciatura em Engenharia Informática. Sob a orientação académica do docente Nuno Silva, o estudante obteve a excelente classificação de 19 valores, destacando-se o facto de ter terminado o curso com média de 16.

A Licenciatura em Engenharia Informática do ISEP forma profissionais competentes, especializados na área da Engenharia de Software, isto é, o estudo e aplicação da engenharia para o design, desenvolvimento e manutenção de software, qualquer que seja o tipo de plataforma (computadores, telemóveis, tablets, consolas de jogos, sistemas embebidos, etc.). De salientar que esta foi a primeira licenciatura em Portugal distinguida com a certificação de qualidade europeia EUR-ACE.