Estudar

SOMOS ISEP: Daniela Borges
03-04-2017

A Engenharia Química é uma área em constante mudança e evolução, estando presente em tudo o que nos rodeia, até nas coisas mais simples. Estas caraterísticas foram fundamentais para Daniela Borges, estudante do ISEP, na hora de escolher o curso de Licenciatura. Natural de Paredes, a jovem conta que o Instituto foi a sua primeira opção porque sempre teve boas referências da instituição. Atualmente, destaca o ambiente acolhedor e o espírito de convivência existente.

-Porque escolheste o ISEP?

O ISEP é, sem dúvida, uma casa prestigiada, com a capacidade de prestar formação de qualidade aos seus estudantes. O facto de ter obtido sempre boas referências, não só relativamente ao ISEP, mas também ao curso em que me encontro – Engenharia Química –, foi decisivo na minha escolha e o ISEP acabou por ser a minha primeira opção.

-Como recordas os primeiros tempos?

Se fosse possível, voltaria aos meus primeiros tempos, sem hesitar. A bata a representar o meu curso foi algo que me marcou para sempre. Não só pelas (enormes) amizades que me permitiu criar, como também ajudou bastante na minha integração num mundo completamente diferente para mim. Sem dúvida, o ISEP teve e tem um ambiente muito acolhedor!

-O que mais te fascina no teu curso?

A química, desde sempre, está em constante mudança e evolução. O que hoje é dado como certo, amanhã pode ser negado. Tudo no mundo tem a química envolvida, até a formação do universo e, saber isso, como as coisas se originam, como se transformam, é realmente fascinante. Isto porque, até nas coisas mais simples e que nos passam despercebidas, a química está lá.

-Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?

Atualmente, integro a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP), uma ‘atividade’ que me tem marcado bastante, bem como ajudado a evoluir pessoal e intelectualmente.

-Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

De tantos episódios, seria difícil escolher um, principalmente quando todos são um pouco embaraçosos.

  -Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?

Mesmo parecendo estranho, para já, nunca senti realmente a azáfama do quotidiano. Isto deve-se à capacidade que tenho de manter sempre a calma, porque sempre achei que tudo tem um propósito e uma solução. Somos nós os criadores da azáfama, logo também temos a capacidade de acabar com ela.

-Qual o segredo para o sucesso?

Traçar metas, definir o caminho a seguir, gostar do que fazemos, a organização e a persistência são algumas das ideias-chave que nos permitirão alcançar o sucesso com maior facilidade.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

O ISEP é marcado por uma forte corrente de positivismo. Desde o início, que senti que tem um ambiente afável e de grande convivência, precisamente por ter conhecimento do ambiente de outras instituições de ensino. No Instituto, todas as pessoas se conhecem, mesmo não conhecendo existe sempre algum cumprimento em jeito de cortesia.

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Os sítios onde passo maior parte do meu tempo: o Departamento de Engenharia Química, claro; e, sem dúvida, a aeISEP.

-Uma ideia para crescermos mais?

O ISEP depende dos seus estudantes, mas o crescimento depende de todos. Agir de forma mais ponderada e racional permitiria evoluir, deixando de parte as soluções mecanizadas. Além disso, e, como não podia deixar de ser, continuar a apostar nas boas condições para o ensino, em bons professores para continuarmos a formar pessoas com a qualidade que o estatuto do Instituto exige.

Perfil

Cinema: O filme “The Theory of Everything”, o ator Morgan Freeman e a atriz Meryl Streep.

Literatura: Dan Brown.

Música: Red Hot Chili Peppers.

Viagem de sonho: Egito.

Gastronomia: Bacalhau à Zé do Pipo.

Lazer: Ginástica.

Desporto: SL Benfica (clube favorito).

Se pudesse mudar o mundo: Faria com que todos tivessem a mesma igualdade de oportunidades.

Filosofia de vida: Nunca desistir do que realmente gostamos e queremos.

ISEP numa palavra: Família

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.