Estudar

Matemática, por Onde Andas? recebe dezenas de estudantes do Secundário
24-02-2017

O projeto “Matemática, por Onde Andas”, que se realiza desde 2014, vai receber esta sexta-feira, pela primeira vez,  a visita de dezenas de estudantes do Ensino Secundário, provenientes do Instituto de Educação Técnica (IET), de Lisboa.

Esta iniciativa é dinamizada pelo Departamento de Matemática (DMA), em conjunto com os departamentos de Engenharia Civil e de Engenharia Eletrotécnica, destinando-se a estudantes do primeiro ano, com primeira inscrição. Por norma, esta atividade extracurricular decorre no início de cada ano escolar.

“Pretende-se não só integrar os jovens estudantes recém-chegados ao ISEP, mas também mostrar aos futuros engenheiros que a Matemática é uma ferramenta fundamental na Engenharia, ilustrando-lhes casos simples do seu uso na sua área específica”, explica a docente do DMA, Amélia Caldeira.

Com mais de 500 estudantes envolvidos até à data, e tal como mencionado acima, esta será a primeira edição extra do “Matemática, por Onde Andas?”. Este cenário deveu-se à iniciativa dos próprios visitantes, que acharam o projeto estimulante ao ponto de quererem participar.

Neste sentido, os estudantes provenientes de Lisboa terão a oportunidade de ver a Matemática envolvida num robô industrial, que pretende realizar a mímica do braço humano – um manipulador mecânico. Depois, segue-se uma visita ao Laboratório de Controlo do ISEP onde serão testados os conhecimentos matemáticos num manipulador mecânico real. Por fim, a visita termina com uma breve visita a alguns Laboratórios de Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

O projeto “Matemática, por Ondas?” consegue abranger quatro licenciaturas com o selo de qualidade do ISEP: Engenharia Civil; Engenharia de Sistemas; Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.