Outro

“Cibersegurança” - conferência do ciclo “Engenharia em Movimento”
11-11-2016
IMAGEM_SITE_ISEP_Z1_28NOV.png

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) dedica a 6.ª conferência do ciclo “Engenharia em Movimento” ao debate sobre os desafios atuais para a segurança informática. O evento “Cibersegurança” vai contar com convidados ilustres e especialistas na área em debate, estando agendado para 28 de novembro, pelas 17 horas, no Auditório Magno do ISEP.

Nos últimos tempos, multiplicam-se as notícias nos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais dando conta de diversos ataques cibernéticos a particulares, empresas e governos. Nenhum indivíduo ou organização parece estar a salvo do cibercrime. Se por um lado, surgem ecos de vírus que bloqueiam os computadores de uso pessoal (como o poderoso vírus Ransomware). Pelo outro, mesmo os ‘gigantes informáticos’ como o Twitter e o Spotify têm sido alvo dos hackers.

Num mundo virtualmente ligado e onde as informações circulam à velocidade de um clique, urge encontrar soluções que garantam a privacidade dos usuários da Internet e a manutenção da segurança de sistemas públicos e privados. Cada vez mais, é frequente o recurso a plataformas online para o armazenamento de dados confidenciais; mas também é, cada vez mais, rotineiro o desvio e perda dos mesmos.

Neste contexto de crescente evolução tecnológica e, simultaneamente, de maiores desafios, a engenharia assume um papel de suma importância na constante procura de respostas às questões levantadas pela cibersegurança e cibercrime. Desta forma, o ISEP pretende que a 6.ª conferência do ciclo “Engenharia em Movimento” seja mais um espaço de análise e reflexão envolta deste tema tão importante.

À semelhança das edições anteriores, a iniciativa “Cibersegurança” vai apresentar um painel rico, incluindo a presença dos seguintes nomes: Rodrigo Adão da Fonseca (VisionWare); Inspetor Alvim Braga (Polícia Judiciária) e Nuno Melo (Deputado no Parlamento Europeu). Cada um dos oradores-convidados vai oferecer à plateia uma perspetiva diferente sobre o assunto, prevendo-se um interessante e enriquecedor debate entre os especialistas e o público.

O ciclo “Engenharia em Movimento”, promovido pelo ISEP, afirma-se a cada evento que passa como uma aposta ganha por parte da instituição. Os temas privilegiados são sempre atuais e focam os mais variados aspetos correlacionados com a engenharia. Ao longo de cinco conferências, o Instituto já acolheu mais de 1500 participantes, desde membros da comunidade académica, a representantes políticos e de empresas privadas.

PROGRAMA

INSCRIÇÕES

+INFO: Engenharia em Movimento ou engenhariaemmovimento@isep.ipp.pt