Estudar

Concurso de Pontes de Esparguete testa engenho dos estudantes
20-06-2016

A final da 3.ª edição do Concurso de Pontes de Esparguete, organizado pelo Laboratório de Resistência de Materiais (LRM) do Departamento de Engenharia Civil (DEC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) com o apoio da Milaneza, decorreu no passado dia 8 de junho, nas instalações do LRM. Os estudantes de Engenharia Mecânica, José Eduardo Silva e António Simão Duarte, conquistaram o primeiro lugar.

O modelo vencedor tinha um peso de 105,5 gramas, tendo atingido a rotura com 11,7 quilogramas de esparguete.  Fruto da conquista do concurso, cada elemento do grupo que ficou em primeiro lugar recebeu um livro intitulado “A Ponte D. Luís”, da autoria do engenheiro António Vasconcelos e ainda um “Cabaz Milaneza”.

Embora o número de concorrentes não tenha atingido o dos anos anteriores, a professora do ISEP e promotora desta iniciativa, Madalena Serpa Marques, pretende continuar a apostar na realização do concurso. “Trata-se de um evento importante, pois corresponde a um trabalho didático num ambiente descontraído. Assim, possibilita a aplicação prática de conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares Estática e de Resistência de Materiais; engenho na construção do modelo de uma ponte e seu ensaio até à rotura, onde poderão verificar experimentalmente o comportamento da estrutura”, explica a docente do DEC.

De salientar que também foram atribuídos prémios aos segundos e terceiros classificados, tendo-se verificado ainda uma distinção no âmbito da categoria de “Estética” a um grupo de estudantes de Engenharia Civil, Elda Ferraz, Ana Gonçalves e Felipe Simões. Esta edição do Concurso de Pontes de Esparguete foi a primeira a contar com patrocínio de uma entidade externa, como já foi mencionado, por parte da Milaneza.