Estudar

ISEP participa na Eurathlon 2015
23-09-2015

Duas equipas do Instituto de Engenharia de Porto participam na competição de robótica para busca e salvamento -  Euroathlon 2015 - a decorrer até 25 de setembro, em Piombino, Itália.

Eurathon é uma competição de robótica de exterior que desafia as equipas participantes a testar a inteligência e a autonomia dos seus robôs, em cenários de catástrofe, inspirados no acidente de 2011 em Fukushima, no Japão.

O ISEP marca presença na competição com duas equipas, a ISEP-INESCTEC Aerial Robotics e o Roaz.

A ISEP-INESCTEC Aerial Robotics, equipa de robótica aérea constituída por estudantes do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores - Sistemas Autónomos do ISEP leva para a competição um drone capaz de realizar o reconhecimento aéreo de uma área atingida por um sismo ou um tsunami. Este robô recolhe e transmite informação às equipas de regaste sobre o terreno ou sobre condição física das vítimas atingidas pela catástrofe, para que a resposta das equipas de emergência seja mais rápida e precisa.

O Roaz, robô autónomo de superfície marinha projetado para a monitorização ambiental e apoio a missões de salvamento, foi desenvolvido por uma equipa de docentes e estudantes do ISEP no qual conjugaram a inovação com a excelência técnico científico. O robô faz parte do projeto ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescus and Unmanned Search Operations – componentes integrados para assistência a operações de busca e salvamento), projeto europeu que inclui o desenvolvimento de instrumentos robóticos aéreos, terrestres e marítimos, capazes de auxiliar as equipas de resgate em operações de busca e salvamento, numa componente de segurança terrestre e marítima.

A edição de 2015 da Eurathon conta com a participação de 18 equipas, oriundas de 21 países, num total de 150 participantes que vão apresentar 40 robôs.