Estudar

Robô inovador voa como um pássaro
10-09-2015

Já nos habituamos a ver robôs e aeronaves que conseguem voar através de uma força concebida por hélices ou turbinas. Será um robô capaz de voar movendo as suas asas como um pássaro?

Estudo inovador do mestrando do ISEP Micael Vieira desvenda uma nova potencialidade da robótica tendo por base a inspiração biológica.

«Quer sejam robôs que usem pernas, barbatanas ou asas como meio de implementar a locomoção, a ideia passa por adquirir conhecimento dos seres biológicos, cuja evolução se deu ao longo de milhões de anos, e aproveitar o conhecimento assim adquirido para implementar os mesmos métodos de locomoção, ou pelo menos usar a inspiração biológica nas máquinas que desenvolvemos. Crê-se que desta forma se conseguirão desenvolver máquinas com capacidades próximas das dos seres biológicos em termos de capacidades de locomoção e eficiência energética» Manuel Silva, docente do ISEP.

Tendo por base estas ideias, o estudante Micael Vieira no âmbito do mestrado em Engenharia Mecânica, realizou o projeto inovador, de desenvolvimento e construção de uma máquina voadora de inspiração biológica, denominada ornitóptero.

«Inicialmente foi realizado um estudo sobre a locomoção das aves e insetos, para perceber a sua forma de se movimentar. Foi ainda efetuado um estudo acerca dos robôs voadores existentes, de forma a verificar a sua constituição e formas de locomoção. Numa fase inicial foi projetado um protótipo e, de seguida, procedeu-se à implementação do robô de uma forma sequencial» completa o docente do ISEP.

A dissertação de Micael Vieira foi desenvolvida sob a orientação de Manuel Silva e Fernando Ferreira para o ramo de Construções Mecânicas, tendo sido avaliada em 19 valores.

O mestrado em Engenharia Mecânica apresenta quatro áreas de especialização: Construções Mecânicas, Energia, Gestão Industrial e Materiais e Tecnologias de Fabrico.