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TEEM 2015: Reconhecimento da Aprendizagem Informal
25-06-2015

Em outubro de 2015, realizar-se-á no ISEP a terceira edição da conferência TEEM, onde, entre outros temas, se irá abordar a ligação entre o contexto académico e o contexto empresarial e a forma como os alunos vivenciam esta transição.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto tem tido um papel muito importante na aproximação da realidade académica à realidade empresarial, tanto através da participação em projetos europeus, como no esforço constante na procura de estágios e projetos em empresas nas várias áreas de formação, o que tem sido conseguido com bastante sucesso.

O projeto TRAILER é um projeto europeu liderado pela Universidade de Salamanca em parceria com cinco instituições de ensino superior europeias, entre as quais o ISEP, que decorreu entre 2012 e 2013, e cujo objectivo principal foi o desenvolvimento de uma plataforma de gestão do conhecimento informal gerado dentro de contextos empresariais e de ensino superior.

Esta ideia surgiu da necessidade crescente de tornar transparente as competências adquiridas através da aprendizagem informal e assim potenciar um desenvolvimento pessoal mais adequado ao perfil e contexto profissional e/ou académico de cada um. Neste sentido torna-se importante conhecer quem aprende e o que aprende.

O TRAILER incluiu um conjunto de testes pilotos em empresas e instituições de ensino superior nos cinco países parceiros, coordenados pelo ISEP.

No contexto profissional, tanto empregados como empregadores reconheceram a necessidade de uma ferramenta de gestão deste tipo de conhecimento, como meio que optimizar as suas funções e responsabilidades. No entanto, a sua preocupação centra-se na distinção entre uma utilização para uso pessoal, como repositório de toda a aprendizagem informal, e para uso pelos seus empregadores por forma a potenciar as suas atividades.

No contexto do ensino superior, a potencial utilidade para este tipo de plataforma não foi entendida pelos alunos recém-integrados (1º ano) por falta de percepção da mais-valia deste tipo de gestão de conhecimento, o que, em contrapartida, foi particularmente reconhecido em alunos de pós-graduação que já estão habituados a fazerem a sua própria gestão de conhecimento.

As instituições portuguesas que participaram nos testes piloto foram a Evoleo (contexto profissional) e o ISEP (contexto académico).

A descrição do projeto pode ser encontrada em http://trailerproject.eu.

Estas e outras ideias serão debatidas na TEEM 2015.

+INFO: TEEM 2015