Estudar

ISEP Apoia Desenvolvimento Profissional de Docentes Cazaques
08-06-2015

O Instituto Superior de Engenharia do Porto estabeleceu um protocolo com o Ministério da Educação e Ciência da República do Cazaquistão para dar formação a docentes do ensino superior cazaques. O primeiro curso “Professional Development in Education for Higher Education Institutions” começou em junho.

No âmbito da estratégia de internacionalização, o ISEP estabeleceu uma parceria com o Centro Nacional de Desenvolvimento Profissional do Ministério da Educação e Ciência do Cazaquistão para apoiar o desenvolvimento de competências dos académicos deste país da Ásia Central. O protocolo prevê que o ISEP passe a lecionar uma série de cursos destinados a docentes de 39 instituições de ensino superior, no Porto.

Os temas das formações centram-se em áreas de excelência, que definem o projeto educativo do Instituto Superior de Engenharia do Porto: ensino aplicado, aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos, aproveitamento de tecnológicas digitais, enfase nas competências de trabalho em equipa e desenvolvimento pedagógico.

«Este novo projeto de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior está em linha com a nossa atuação, que segue boas práticas internacionais do CDIO, “project based learning” e introdução de TIC e “soft skills” no processo de ensino-aprendizagem», refere o vice-presidente do ISEP, José Carlos Quadrado.

Para o responsável pela parceria, esta é uma oportunidade para estreitar laços com a comunidade académica de um país em franco desenvolvimento.

José Carlos Quadrado destaca também a capacidade do ISEP para oferecer formação de qualidade.

«A confiança do Governo do Cazaquistão é uma constatação da nossa capacidade para agir a um nível internacional. O ISEP tem uma oferta atrativa e competitiva e um corpo docente reputado, e a combinação destes fatores permite-nos alimentar a vontade de sermos um “player” internacional».

Os cursos “Professional Development in Education for Higher Education Institutions” são feitos à medida para turmas de 30 formandos e têm a duração de 80 horas, estendendo-se ao longo de duas semanas. Inteiramente lecionados em inglês por docentes do ISEP, estas formações vão continuar ao longo de 2015, estando já previstas mais duas edições.

Formação de qualidade, mobilidade de docentes e colaboradores, investigação e desenvolvimento e projetos de “capacity building” são quatro vetores da internacionalização ISEP.