Investigação

JOGO BASEADO EM TAGS PODE SER SOLUÇÃO PARA FACILITAR ACESSO A GRANDES ARQUIVOS DE VÍDEO
16-04-2015

TAG4VD é o nome do jogo criado pelo INESC TEC e Instituto Superior de Engenharia do Porto para facilitar a gestão de arquivos de vídeo de grande dimensão e o acesso aos seus conteúdos. Este sistema de anotação de vídeo, baseado em tecnologias web e HTML5, vai beneficiar profissionais ligados, por exemplo, à produção de conteúdos, estações televisivas, museus, entre outros, reduzindo os custos financeiros e recursos humanos normalmente necessários à gestão deste tipo de arquivo.

«Uma anotação é uma forma de descrever um documento, com o objetivo de facilitar a compreensão e interpretação do seu conteúdo e assim facilitar o acesso e reutilização. Atualmente, o que é feito, por exemplo nas estações televisivas, são anotações de forma manual, por pessoal especializado. A esta tarefa estão normalmente associados tempos significativos, o que tem evidentemente implicações em termos financeiros e faz com que existam centenas de milhares de horas cujo conteúdo é desconhecido. Foi para colmatar estes problemas que criámos um processo alternativo, que esperamos que contribua para a disponibilização e rentabilização de arquivos de vídeo de grande dimensão e com interesse económico e social», refere Paula Viana, investigadora do INESC TEC e docente do ISEP que, juntamente com José Pedro Pinto, desenvolveu o protótipo.

Este sistema utiliza processos colaborativos baseados em conceitos de crowdsourcing, comunidades e jogos com o objetivo de recolher metadados que permitem descrever conteúdos de vídeo.

«Ao associar as descrições a timecodes do vídeo, o sistema contribui para melhorar o processo de pesquisa e acesso aos conteúdos. O sistema implementa algoritmos de validação das tags introduzidas de forma a garantir a fiabilidade das anotações sem intervenção humana e mecanismos de motivação dos jogadores associados ao sucesso/qualidade das suas contribuições», exemplifica a investigadora.

Os conceitos de gamificação, isto é, utilização de mecanismos de jogos na solução de problemas práticos, da tarefa de anotação, incluem: a definição de diferentes níveis de dificuldade do jogo, a atribuição de pontuação de acordo com o grau de concordância entre jogadores, a atribuição de troféus ao atingir metas pré-fixadas, entre outros.