Estudar

MESTRANDA DO ISEP APOIA CONSTRUÇÃO DE UMA ETAR NA ARGÉLIA
09-03-2015

Mestranda do ISEP aplica novas tecnologias da engenharia civil em projeto internacional de construção. Desenvolvido na Divisão Ambiente da Efacec Engenharias e Sistemas, SA, sob a supervisão de Francisco Reis, o estudo de Ana Cláudia Barbosa foi considerado um dos melhores projetos da última edição do mestrado em Engenharia Civil.

O sector da construção tem assistido a uma considerável evolução tecnologia. Atualmente, o planeamento e acompanhamento de prazos e orçamentos assumem uma crescente complexidade, comprometendo a eficiência dos métodos tradicionais de gestão. Deste modo, o Instituto Superior de Engenharia do Porto tem prestado especial atenção à introdução de novas tecnologias de informação e apoio à gestão nos cursos de engenharia civil.

Um exemplo destas novas ferramentas e processos é a metodologia Building Information Modeling (BIM), que foi recentemente aproveitada por uma mestranda em Engenharia Civil para desenvolver o projeto final do curso.

Cruzando as potencialidades deste método, Ana Cláudia Barbosa realizou um estudo do planeamento e controlo de custos para a empreitada de construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) argelina, junto da Efacec.

A mestranda do ISEP apoiou-se nos modelos BIM 4D, para planeamento, e BIM 5D, de controlo de custos. Deste modo, o seu estudo permitiu que a equipa de projeto, constituída por profissionais de arquitetura, engenharia e construção (AEC), simulasse e analisasse as etapas da construção antes da sua execução, e apoiasse a orçamentação em projeção fiáveis das necessidades de materiais e equipamentos ao longo do projeto.

«O resultado desta nova forma de planear e gerir um projeto contribui para uma mudança de mentalidades e fortalece a cooperação entre os vários intervenientes da equipa, aumentando a produtividade e competitividade da equipa de projeto», refere José Pinto Faria, professor do ISEP que orientou este trabalho de mestrado juntamente com o engenheiro Francisco Reis, da Efacec.

O projeto de Ana Cláudia Barbosa foi distinguido como o melhor estudo elaborado em 2013/2014 para a especialização em Gestão da Construção do mestrado em Engenharia Civil. A Sessão de Reconhecimento de Mérito Académico do Mestrado teve lugar no dia 4 de março.

+INFO: Mestrado em Engenharia Civil