Outro

ANO INTERNACIONAL DA LUZ – SUSTENTABILIDADE, EFICIÊNCIA E DESIGN
20-02-2015
248745_SITE_DEST_CONF_MAR_vF.png

O Instituto Superior de Engenharia do Porto dedica a segunda conferência do ciclo Engenharia em Movimento ao Ano Internacional da Luz. Agendado para 12 março, este evento vai apresentar tecnologias inovadoras e emergentes de iluminação e debater a importância de estratégias mais inteligentes e sustentáveis para apoiar oportunidades de crescimento. Inscrições abertas.

A UNESCO proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Com esta decisão a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura pretende aumentar a consciência global sobre a importância e impactos da iluminação e tecnologias de iluminação para o bem-estar e desenvolvimento humano. Porque é que a iluminação importa e qual é o seu potencial transformador? Como afeta a nossa economia e independência energética? Como é que a eletricidade ilumina as cidades e liga o globo? De que modo a luz alimenta inovações tecnológicas ao nível da saúde, preservação ambiental e na arte e cultura?

O Instituto Superior de Engenharia do Porto tem alimentado um sério compromisso com a eficiência e racionalização energética, apoiando uma iluminação “amiga do ambiente”. O ISEP recebeu o prémio GreenLight em 2008, tem vindo progressivamente a introduzir soluções de iluminação mais eficientes no campus e desenvolvido trabalhos académicos e de investigação sobre ambientes e iluminação inteligentes.

Ao organizar a conferência Ano Internacional da Luz – Sustentabilidade, Eficiência e Design, o ISEP associa-se à celebração do Ano Internacional da Luz e reúne decisores e especialista no tema para promover o debate em torno da importância da iluminação para o desenvolvimento do país.

Este encontro aberto a profissionais do setor, empresas e agentes públicos, académicos e estudantes e órgãos da comunicação social, pretende debater a iluminação do ponto de vista técnico, mas também político, económico e social. Serão apresentadas oportunidades do novo quadro de fundos europeus para organizações públicas e privadas e soluções da engenharia para apoiar a eficiência da iluminação em autarquias e organizações.

Ano Internacional da Luz – Sustentabilidade, Eficiência e Design
ISEP | Auditório Magno
12 MAR 2015 | 17:00

Fundos Europeus e o Desenvolvimento Económico do País
Carlos Neves, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
Influência da Iluminação no Comércio
Nuno Camilo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto
Portugal e Ano Internacional da Luz
Pedro Telhado, CEO do Centro Português de Iluminação
Influência da Iluminação nos Projetos de Engenharia
Bernardino Gomes, professor da Universidade Lusíada
Iluminação Pública mais Eficiente
Paulo Gonçalves, diretor EXPORLUX

Inscrições gratuitas

Parceiros
Exporlux
Soneres
Astratec
Manvia

Media Partners
Jornal de Notícias
TSF
Vida Económica
Revista O Eletricista

ENGENHARIA EM MOVIMENTO
Estratégias para o Crescimento Verde | 22 JAN 2015
Ano Internacional da Luz: Sustentabilidade, Eficiência e Design | 12 MAR 2015
Desregulação Tarifária: Oportunidades e Desafios | ABR 2015
Smart Grids e Smart Cities | JUN 2015
Mobilidade Elétrica | NOV 2015
Exercício da Profissão de Engenheiro | DEZ 2015

+INFO: Engenharia em Movimento | Ano Internacional da Luz