Estudar

Plano de acção para a Sustentabilidade do ISEP
17-12-2014

O conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS) é complexo e comporta um conjunto significativo de inter-dependências, que não são facilmente explicitáveis numa definição única e simples. Apesar disso, existem algumas definições de referência, das quais se destaca a elaborada pela Comissão Bruntland, que afirma que:

“Um Desenvolvimento Sustentável é aquele que vai ao encontro das necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras suprirem as suas próprias necessidades”.

Este conceito, que tem como pilares base as perspectivas social, ambiental e económica, tem vindo a assumir formas de aplicação cada vez mais tangíveis, nomeadamente ao nível da actividade empresarial, onde a mensurabilidade das estratégias de DS tem vindo a ser alvo de preocupação e implementação por parte das empresas.

Como escola do sistema do ensino superior no campo das ciências e tecnologias de engenharia, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP ) tem, ao mesmo tempo, a responsabilidade e a oportunidade de intervir neste domínio, dando o exemplo na sua gestão, e criando agentes de intervenção na comunidade, diferenciados pelo respeito por estes princípios.

O Plano de Acção que aqui se apresenta, define as acções fundamentais que o ISEP se propõe levar a cabo nos próximos 5 anos, no âmbito da sua estratégia para o DS.

Os objectivos fundamentais desta estratégia são, não só o reconhecimento global do ISEP como instituição de ensino de referência no que diz respeito à aplicação dos princípios do DS, mas primordialmente a formação de uma estirpe diferente de graduados em ciências e tecnologias da engenharia que, ao longo de toda a sua vida, pautarão a sua actuação por uma atitude diferenciada, não só no contexto profissional mas também nos contextos pessoal e cívico, contribuindo para que Portugal e a Europa possam vencer os desafios do futuro.

Pode ler o plano de sustentabilidade do ISEP na íntegra aqui.