Outro

MENÇÃO HONROSA PARA AIRES
06-10-2010

O júri da ISCTE-IUL MIT-Portugal Venture Competition atribuiu uma menção honrosa ao sistema Advanced Intelligence Risk Evaluation System (AIRES), pelo seu carácter inovador e potencial de criação de valor a partir de uma base tecnológica. Desenvolvido por uma equipa liderada pelo investigador do Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD), Armando Vieira, o projecto beneficiará agora da parceria com a Caixa Capital para capitalizar a sua promoção.

O sistema AIRES foi o principal resultado do projecto Improving Financial Risk Analysis with Advanced Data-Mining Tools (IFRA), desenvolvido pelo GECAD com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O sistema usa técnicas de classificação de dados, tais como redes neuronais ou máquinas de vectores de suporte, em áreas associadas ao risco financeiro e apoio à decisão, nomeadamente na previsão de falências. Prever quando uma empresa pode vir a declarar falência é um problema de grande importância para os credores – bancos, obrigacionistas e fornecedores –, mas também os outros stakeholders - accionistas/sócios, clientes, empregados e Estado.

Criado para premiar projectos de cariz tecnológico, que revelem uma forte componente inovadora e potencial para abarcar mercados globais, esta primeira edição do ISCTE-IUL MIT-Portugal Venture Competition recebeu um total de 95 candidaturas e envolveu mais de 360 participantes.

Além de Armando Vieira, a equipa que desenvolveu o AIRES conta com a participação de João Carvalho das Neves (Instituto Superior de Economia e Gestão) e Bernardete Ribeiro (Universidade de Coimbra).

+INFO: GECAD