Outro

SISTEMAS INTELIGENTES AO SERVIÇO DA INCLUSÃO
26-01-2010

O Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) vai arrancar o projecto BLAGIVATOR – A Cheap and Reliable Navigation Aid for the Blind. O BLAGIVATOR pretende desenvolver soluções tecnológicas promotoras da mobilidade de invisuais. O projecto foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Programa para Projectos de Investigação para Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, e envolve um financiamento de 75.500€.

O objectivo do BLAGIVATOR é desenvolver um protótipo com custo inferior a 400€, de montagem simplificada, leve, robusto e de transporte simples. Envolve três unidades: uma na altura do peito contendo duas mini-câmaras e uma bússola electrónica; uma segunda usada como uma bolsa a tiracolo, que contém um mini portátil com WiFi, Bluetooth, um sensor RFID e um receptor GPS; e uma terceira unidade auricular/microfone sem fios.

No que diz respeito ao apoio à visão há duas funções principais: 1) a detecção de possíveis obstáculos a uma distância de 2-3m, como a existência de pedras soltas, objectos estáticos como bancos, postes, canteiros de plantas, e objectos em movimento como pessoas ou animais, nomeadamente os que se encontram em rota de colisão; 2) a ajuda na locomoção junto às fachadas das casas e lojas, e no centrar em passeios estreitos.

Este projecto insere-se na estratégia do GECAD visando o desenvolvimento de Sistemas Inteligentes para um mundo sustentável, seguro e inclusivo. Como parceiros, estão envolvidos a Universidade do Algarve, o pólo do GECAD na Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro e a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

+INFO: GECAD